Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando
Leigos pensam que só automóveis capotam. Bem, é de fato o mais comum. Seja em ruas, estradas ou pistas de corridas, os carros capotam mesmo. Mas os veleiros também. E o susto, ou os danos físicos e econômicos, são da mesma monta. Aqui você vê algumas situações com barcos bem diferentes um do outro. E saiba como é estar dentro de um veleiro capotando.
Capotagens em regatas internacionais e fora da rota
Uma coisa é capotar com um veleiro em uma regata próxima da costa, com plateia, barcos de apoio, cidades próximas. Outra, bem deferente, são as cabotagens totalmente fora de rotas normais. Aí a coisa pega e nem sempre o final é feliz. Muitas vezes o comandante nem tem tempo de avisar outros barcos. Não foi o que aconteceu com o francês Jean Le Cam. Ele participava de uma das regatas mais extremas do planeta. A Vendée Globe, uma regata verdadeiramente radical. Saiba como foi:
O francês Jean Le Cam, que tinha capotado seu veleiro perto do Cabo Horn, foi resgatado na tarde desta terça-feira por outro velejador que estava disputando a regata de volta ao mundo em solitário Vendée Globe. O também francês Vincent Riou, vencedor da última edição da competição, anunciou às 17h10 que o compatriota já estava em segurança a bordo de seu veleiro.
Le Cam ficou incomunicável entre segunda e terça-feira, quando o acidente aconteceu. Ele estava falando justamente com Riou quando disse a frase “meu barco está afundando”. Depois, a organização recebeu dois sinais de socorro de seu veleiro.
Agora um trimarã capotando…
Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando!
Este trimarã estava treinando para a regata Transat Jacques Vabre quando, com ventos de 15 a 20 nós, subitamente capotou. Assista aqui à filmagem feita de um helicóptero.
PUBLICIDADE
O outro vídeo, abaixo, mostra a capotagem filmada por dentro do barco. Quando o acidente aconteceu havia três velejadores e um jornalista dentro da cabine. Dá pra sentir o terror que eles passaram.
Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando
Fontes: uol.com.br.