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O Canal do Panamá como você nunca viu

Canal do Panamá como você nunca viu, hoje sofre com falta de água

Mais do que uma passagem entre oceanos, o Canal do Panamá é símbolo de inovação, poder e desafiantes histórias humanas. Essa imponente ligação entre o Atlântico e o Pacífico se ergue como um  “elevador oceânico” — levando navios a 26 m acima do nível do mar por meio de suas três séries de eclusas: Gatún (Atlântico), Pedro Miguel e Miraflores (Pacífico).

Obras começam em 1881

O projeto do Canal do Panamá teve início em 22 de janeiro de 1881, sob o comando do francês Ferdinand de Lesseps, o mesmo responsável pela abertura do Canal de Suez.

As escavações começaram na região de Culebra e mobilizaram cerca de 40 mil operários, dos quais 90% eram afro-caribenhos. Apesar de atrair engenheiros qualificados, muitos desistiam por causa das doenças tropicais. Entre 1881 e 1889, mais de 22 mil trabalhadores morreram — cerca de 5 mil eram franceses.

Obras no Canal do Panamá (Foto: wikipedia)

1885 – o projeto entra em colapso

Em 1885, ficou evidente que o plano original de um canal ao nível do mar era inviável. Um canal elevado, com eclusas, seria mais seguro e eficiente. Mesmo assim, De Lesseps resistiu. Só em 1887 o projeto com eclusas foi oficialmente adotado.

Mas já era tarde demais. As taxas de mortalidade continuavam altas. Os recursos financeiros se esgotavam. As obras enfrentavam constantes inundações e deslizamentos. A situação saiu do controle.

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Em 15 de maio de 1889, a empresa francesa que tocava o projeto faliu. As obras foram suspensas. Após oito anos de trabalho, apenas dois quintos do canal estavam prontos — ao custo de US$ 234,8 milhões.

Na cola dos franceses, vieram os norte-americanos

Em 1899, o Congresso dos EUA criou a Comissão do Canal do Istmo para analisar as opções de rota pela América Central. Dois anos depois, a comissão recomendou a construção de um canal pela Nicarágua — a não ser que os franceses aceitassem vender seus ativos no Panamá por US$ 40 milhões.

A proposta virou lei. A Nova Companhia do Canal do Panamá não teve escolha e vendeu o controle pelo valor estipulado.

Para Theodore Roosevelt, garantir o canal sob domínio dos EUA era uma prioridade estratégica.

Panamá ainda era parte da Colômbia

No início de 1903, os EUA tentaram negociar com a Colômbia para obter os direitos sobre o canal. O Tratado Hay-Herrán foi assinado, mas o Senado colombiano recusou-se a ratificá-lo.

Diante disso, Roosevelt agiu nos bastidores. Deixou claro aos panamenhos que, se se revoltassem, a Marinha dos EUA apoiaria sua luta por independência.

O Panamá declarou independência em 3 de novembro de 1903. Poucos meses depois, em 23 de fevereiro de 1904, cedeu aos EUA o controle da Zona do Canal. O preço: US$ 10 milhões, segundo o Tratado Hay-Bunau-Varilla, firmado em 18 de novembro de 1903.

1913 – o Canal quase pronto

Em 10 de outubro de 1913, o presidente Woodrow Wilson acionou, por telégrafo direto de Washington, a carga explosiva que demoliu o dique de Gamboa.

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Com a explosão, o corte de Culebra se uniu ao lago Gatun. O Canal do Panamá estava praticamente concluído.

1914 – a primeira travessia

Em 7 de janeiro de 1914, o navio Alexandre La Valley fez história. Esse antigo barco-guindaste francês foi o primeiro a cruzar todo o Canal do Panamá com propulsão própria, ainda durante os estágios finais da construção.

Hoje: tráfego intenso e desafios modernos

As eclusas impressionam. Cada uma tem portas de aço maciço com 140 metros de altura e 745 toneladas.

Todos os anos, cerca de 15 mil navios cruzam o Canal do Panamá. Mas o tráfego cresce e os navios também. O canal, que já foi uma façanha da engenharia, agora começa a parecer estreito demais para os supercargueiros do século XXI.

Rotas marítimas que usam o Canal do Panamá. Ilustração, www.pancanal.com.

Aquecimento global ameaça a navegação no Canal do Panamá

O Canal do Panamá enfrenta sérias dificuldades para manter os  níveis de água necessários à navegação. Segundo o site pt.euronews.com, a chuva este ano ficou 27% abaixo da média. Para piorar, a temperatura do Lago Gatun — principal fonte de abastecimento do canal — subiu cerca de 1,5 °C, o que aumentou a evaporação.

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A administração da hidrovia reconhece: as mudanças climáticas já afetam toda a extensão do canal. O maior desafio será garantir água suficiente para operar pelos próximos 50 anos.

Canal do Panamá completou 100 anos em 2014

Em 2014, o Canal do Panamá completou 100 anos. Para marcar a data, passou por uma reforma gigantesca, com a construção de uma nova via destinada a supercargueiros.

A modernização, proposta em 2006 pelo então presidente Martín Torrijos, transformou a travessia entre o Atlântico e o Pacífico. Além de impulsionar o comércio global, a obra ajudou a reduzir o consumo de combustíveis fósseis e os impactos ambientais.

Vídeo mostra como os navios atravessam esta obra monumental

As pessoas acreditam na existência física da Escola de Sagres — com prédio antigo, e outras instalações. Contudo, isto é um mito, conheça a realidade.

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