O canal de Suez, uma obra monumental feita em 10 anos
Aos poucos, depois da conquista branca dos sete mares ponte entre todos os continentes e início do que viemos a conhecer como ‘globalização’, esta conquista proporcionou o surgimento de novas rotas marítimas. A ‘Carreira das Índias’, em que o Brasil era a escala entre a Europa e a Ásia, foi uma das primeiras e mais notáveis a envolver a América do Sul. Ela se firmou no primeiro Império (1822- 1831). Outra, quase tão surpreendente e pouco estudada no Brasil, é a que fazia escala em nosso País para quem demandava os ‘Mares do Sul’ durante o segundo Império (1840 – 1889). Hoje vamos conhecer o Canal de Suez que surgiu para encurtar nova e importante rota para o comercio mundial, e está em uso até hoje.
‘O domínio do mar’
‘Até antes do século 19, o mundo era bem maior’. A frase é correta? Não. O mundo sempre teve o mesmo tamanho. Nós é que inventamos tecnologias para que ele fique cada vez menor.
Como incorporar isso ao comércio mundial? Construções monumentais, como o Canal de Suez, pronto em meados do século 19. O canal foi inaugurado em 1869, apenas 10 anos depois de iniciadas as obras.
A economia, evitando que navios de um ponto ao outro tivessem que circundar a África, foi de 7 mil Km.
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A construção do Canal do Panamá foi iniciada por franceses em 1801. Mas a região era inóspita e cobrou seu preço. Milhares de trabalhadores morreram por doenças tropicais: cerca de 22 mil.
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Em 1904, os USA assumem a obra que só termina em dez anos, 1914. O canal conseguiu uma tremenda diminuição do caminho entre o Oeste dos Estados Unidos, e a Ásia, evitando que eles tivessem que descer até o fim da América do Sul, contornarem o Cabo Horn, para só então entrar no oceano Pacífico.
O Canal de Suez
Quando inaugurado ele tinha 164 Km com 8 metros de profundidade. Hoje, depois de muitas reformas, tem 193,30 km de comprimento, 24 m de profundidade e 205 m de largura.
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Em agosto de 2014 foi iniciada a expansão da passagem de Ballah em 35 km, ao custo de 8,4 bilhões de dólares, para aumentar a capacidade do canal.
O financiamento foi providenciado através da emissão de certificados de investimento exclusivamente para entidades e indivíduos egípcios. Esta expansão deve dobrar a capacidade do canal de Suez de 49 para 97 navios por dia.
Evidências mostram que desde o tempo dos Faraós já se abriam canais
O wikipedia explica que “possivelmente no começo da XII Dinastia o faraó Sesóstris III (1878 – 1 839 a.C.) deve ter construído um canal oeste-leste escavado através do Uadi Tumilate, unindo o rio Nilo ao mar Vermelho, para o comércio direto com Punt.
Evidências indicam sua existência pelo menos no século XIII a.C. durante o reinado de Ramsés II. Mais tarde entrou em decadência, e de acordo com a História, do grego Heródoto, o canal foi escavado por volta de 600 a.C. por Necho II, embora ele não tenha completado seu projeto.
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