National Geographic, acervo completo está disponível, quer presente melhor?
A National Geographic é um ícone mundial da exploração. Hoje, é uma das marcas mais admiradas no mundo. A missão histórica da National Geographic Society é “aumentar e difundir o conhecimento geográfico enquanto promove a conservação dos recursos culturais, históricos e naturais do mundo”.
National Geographic, um pouco da história
A sociedade foi fundada em 27 de janeiro de 1888, com sede em Washington. Objetivo: “aumentar e difundir o conhecimento geográfico”. Um grupo diversificado de geógrafos, exploradores, professores, advogados, cartógrafos, oficiais militares e financistas, 33 ao todo, compartilhavam interesse pelo conhecimento científico e geográfico. E perceberam que os americanos estavam mais curiosos sobre o mundo ao redor. Não demorou. Redigiram uma constituição e elegeram como presidente da Sociedade um advogado e filantropo de nome Gardiner Greene Hubbard. Nem um cientista, nem um geógrafo. Hubbard representou o desejo da Sociedade de alcançar o leigo. Nove meses depois veio…
O nascimento da revista National Geographic
Nove meses depois, a Sociedade publicou a primeira edição da revista National Geographic. No entanto, o número de leitores não cresceu até Gilbert H. Grosvenor assumir o cargo de editor em 1899. Grosvenor aumentou a circulação de 1.000 para 2 milhões. Descartou o formato de artigos curtos e excessivamente técnicos para artigos de interesse geral da revista. E fotografias. A National Geographic tornou-se conhecida por sua fotografia impressionante e pioneira. Foi a primeira a imprimir fotos em cores naturais do céu, do mar e dos polos norte e sul. A partir de 2015, a revista circulou em quase 40 edições em todo o mundo. Teve uma circulação global de aproximadamente 6,5 milhões por mês, segundo o Washington Post (menor que os 12 milhões em circulação que atingiu nos anos 1980). E além dela, ainda há canais de televisão em todo o mundo.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueRuanda, líder global na redução da poluição plásticaPatrocinando expedições aos recantos mais ermos do planeta
A Sociedade usou as receitas da revista para patrocinar expedições e projetos de pesquisa. Elas promoveram a compreensão da humanidade sobre os fenômenos naturais. A National Geographic Society tem sido fundamental para possibilitar algumas das grandes conquistas da exploração e da ciência. Até hoje distribuiu milhares de subsídios. Foi este financiamento que ajudou Robert Peary a viajar para o Polo Norte. Nem de longe ele foi o único. Richard Byrd sobrevoou o Polo Sul, e Jacques Cousteau mergulhou fundo no mar graças, em parte, à ajuda da National Geographic.
PUBLICIDADE
Instituição científica e educacional
Hoje, a National Geographic Society é uma das maiores instituições científicas e educacionais sem fins lucrativos do mundo. Seus interesses incluem geografia, arqueologia e ciências naturais. A promoção da conservação ambiental e histórica e o estudo da cultura e história mundiais. Financiou mais de 7.500 projetos de pesquisa científica. E apoia um programa de educação que combate o analfabetismo geográfico. Estima-se que alcance mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo a cada mês através de seus muitos meios de comunicação. A revista National Geographic continua a circular mensalmente, com uma circulação de cerca de 9 milhões.
Leia também
A Educação Ambiental na Base Nacional Comum CurricularDocumentários Mar Sem Fim estão de volta à TVFURG cassa título honorífico do Almirante Maximiano da FonsecaA National Geographic Society hoje
A Sociedade é dirigida por um Conselho de Administração composto por 23 educadores, empresários, cientistas, ex-funcionários do governo e conservacionistas. A organização continua a patrocinar e financiar pesquisa e exploração científica. Além da revista principal, a NG, há outras revistas, livros, produtos escolares, mapas, outras publicações, produtos para web e filmes em vários idiomas e países ao redor do mundo. E um museu, gratuito ao público, no centro de Washington, DC, que patrocina uma grande variedade de exposições em mutação, bem como exposições permanentes e interativas de todo o mundo. Através de variados meios, atingem aproximadamente 360 milhões de pessoas em todo o mundo a cada mês.
Setembro de 2015
National Geographic on line
O site capes.gov.br explica: “A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece, gratuitamente, acesso à revista National Geographic. O periódico está disponível ao público desde a primeira edição, de 1888, até o ano corrente. Por meio do acordo da CAPES com a editora responsável pela publicação, todo IP brasileiro terá acesso ao conteúdo.”
“A pesquisa pode ser feita por meio de qualquer computador ligado à internet – em casa, na escola, no trabalho ou onde o usuário se sentir confortável para navegar e explorar o conteúdo disponível. Além de visualizar na íntegra os artigos, é possível armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal ou ainda imprimir o material para posterior leitura.
Conheça o Portal de Periódicos do Capes
“O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes. Além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.”
Saiba como pesquisar os números de National Geographic
Quer ver como funciona? Clique aqui.
PUBLICIDADE
Bom proveito!
Imagem de abertura: National Geographic
Fontes: https://www.history.com/this-day-in-history/national-geographic-society-founded; https://www.newworldencyclopedia.org/entry/National_Geographic_Society;