❯❯ Acessar versão original

Mergulhadores limpam reserva marinha em Niterói

Mergulhadores limpam reserva marinha em Niterói

Mergulhadores limpam reserva marinha: pouca gente sabe, mas no litoral de Niterói existe um local repleto de beleza natural batizado de  Reserva Extrativista Marinha (Resex) de Itaipu. Ela foi instituída em setembro de 2013. A Resex foi criada para proteger e ordenar a prática da pesca artesanal no litoral de Niterói.

Pescando Limpo

Para ajudar na preservação do local, um grupo de mergulhadores está desenvolvendo o projeto voluntário Pescando Limpo. O objetivo principal é promover a limpeza subaquática da região.

Nessa época as condições de mergulho na área da Resex são de águas mornas, cristalinas e alta visibilidade, garantindo um mergulho perfeito.

Entre cardumes de peixes, tartarugas e cavalos-marinhos, infelizmente também há o lixo mal descartado pelo homem que ameaça cada vez mais a vida marinha.

PUBLICIDADE

O PROJETO 

Idealizado pelo mergulhador Adriano Peregrino, no Dia Mundial de Limpeza de Praias, o projeto deve ser o tema de sua monografia para seu curso superior de biologia.

O mergulhador conseguiu reunir um grupo disposto a colaborar com a limpeza da região. Todos aderiram ao projeto em prol da causa ambiental.

Catalogar todos os resíduos

A ideia é catalogar todos os resíduos recolhidos. E mapear com GPS as principais áreas onde são encontrados materiais de descarte. Quando esse mapeamento estiver concluído, Peregrino vai encaminhar os dados para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Ele conta que até um fogão já foi encontrado pelo grupo.

Adriano declarou:

Nessa primeira etapa do projeto, estamos limpando toda a área do costão rochoso de Itaipu, e vamos também controlar o tempo que leva para o mar ficar sujo novamente. Esses materiais descartados nas águas de forma imprudente causam um grande risco. As linhas podem cortar mergulhadores e até matar peixes e tartarugas

Com cerca de 3.990 hectares, a Resex abrange áreas marinhas de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Piratininga e o espelho-d’água da Lagoa de Itaipu. O atual chefe da Resex Itaipu e representante do Inea, Clarismundo Benfica, apoia o projeto já que tem como principal objetivo trazer benefícios ao ambiente marinho.

Estômago de cachalotes: garrafas plásticas, sacos, latas e até pneus

Sair da versão mobile