❯❯ Acessar versão original

Mar do Norte ameaçado por colisão entre navios

Mar do Norte ameaçado por colisão entre navios

Equipes de resgate correram para socorrer dois navios que colidiram nesta segunda-feira, 10 de março, no Mar do Norte, ao largo da costa leste da Inglaterra. A princípio, um deles o porta-contêineres Solong, com bandeira de Portugal, bateu contra a lateral do navio transportando produtos químicos altamente tóxicos, o norte-americano Stena Immaculate, que estava fundeado. O acidente causou incêndios e explosões. As tripulações abandonaram as embarcações.  Mais de 30 marinheiros chegaram à costa pelo porto de Grimsby; um deles seguiu para o hospital. As autoridades alertaram que a situação segue instável, com risco de nova explosão e desastre ambiental. O episódio ocorre em um momento de tensão global, com o Mar do Norte ameaçado por um imenso tráfico marítimo com evidentes riscos ambientais.

Stena Immaculate
O Stena Immaculate. Imagem, gCaptain.

Operação de resgate

Segundo o Washington Post, a guarda costeira britânica montou uma grande operação de resgate, com helicópteros, aviões, botes salva-vidas e navios de combate a incêndios de bases próximas. Uma flotilha de embarcações privadas e comerciais também respondeu, alguns supostamente pegando membros da tripulação e transportando-os para a costa.

O local da colisão em mapa da BBC.

De acordo com o Marine Traffic, o cargueiro com 183 metros de comprimento estava ancorado ao largo da costa do estuário de Humber quando foi atingido pelo porta-contêineres com 140 metros. O coproprietário do Stena Immaculate, Crowley Logistics, disse em um comunicado que o navio transportava combustível de aviação, conhecido como Jet-A1. A guarda costeira, por sua vez, revelou que estava se preparando para a forte possibilidade de um acidente ecológico.

Já o Independent relatou que a polícia de Humberside iniciou uma investigação criminal sobre a causa da colisão. A polícia trabalha em colaboração com a Maritime and Coastguard Agency.

Para o oficial sênior, Craig Nicholson, “o homem preso por suspeita de homicídio culposo, o capitão do Solong, permanece sob custódia neste momento, enquanto as investigações estão em andamento. Continuamos conversando com todos os envolvidos para estabelecer as circunstâncias completas do incidente”.

Saiba mais sobre os navios

O navio de carga MV Solong deveria chegar ao porto de Roterdã, na Holanda, de acordo com o site de rastreamento VesselFinder. O porta-contêineres foi construído em 2005 e navega sob a bandeira portuguesa.

PUBLICIDADE

Imagem, Wequimedia/NAC.

Havia temor que transportasse cianeto de sódio quando aconteceu a colisão.

Ontem, porém, a empresa de navegação esclareceu que o Solong carregava apenas contêineres vazios, anteriormente usados para transportar o produto químico.

Imagem, YouTube.

O navio colidiu com o Stena Immaculate que transportava 220.000 toneladas de querosene altamente inflamável para aviões de guerra em 16 tanques de carga segregados. Pelo menos um desses tanques rompeu, segundo a empresa.

Imagem, Stena Bulk.

O Stena Immaculate integrava o Programa de Segurança de Navios-Tanque do governo dos EUA, um grupo de embarcações comerciais disponíveis para transportar combustível às forças armadas quando necessário. Ancorado, aguardava autorização para atracar no porto de Killingholme, no rio Humber, segundo Crowley.

A simulação do acidente em desenho da guarda costeira.

Atualizado às 00hs 35hs

De acordo com a BBC, um tripulante está desaparecido, pensam que morreu, enquanto mais de 30 foram resgatados depois que o navio de carga atingiu o petroleiro no Mar do Norte, na costa da Inglaterra. Um dos navios ainda estava em chamas ontem e especialistas alertaram para danos ambientais potencialmente devastadores…

Um marinheiro americano do Stena Immaculate descreveu o momento da colisão. “Um navio enorme veio do nada” e aqueles a bordo tinham apenas segundos para reagir”. Ele não deu seu nome, já que a equipe não está autorizada a falar com a mídia…O marinheiro disse que as chamas imediatamente entraram em erupção após o acidente…Ainda não está claro o que causou o navio de carga a atingir o petroleiro…

…O proprietário da Stena Immaculate confirmou que pelo menos um tanque de combustível se rompeu…

…A limpeza precisa começar “o mais rápido possível”, disse o Dr. Paul Johnson, dos laboratórios do Greenpeace da Universidade de Exeter…Ele disse à BBC que seria “um trabalho muito difícil, muito demorado” e exigiria “investimento considerável em equipamentos pesados”…

Para saber mais, assista ao vídeo

Extração de petróleo na Margem Equatorial, afinal, por que não?

Sair da versão mobile