Maior usina de marés do mundo ficará no fundo do mar escocês
A maior usina de marés do mundo faz parte de um programa de energia limpa liderado pela Inglaterra. A usina, batizada de MeyGen, terá potencial de 400 MW gerados apenas com a força da maré. Está sendo construída no litoral da Escócia.
Será a maior usina de marés do mundo. Ela ficará no fundo do mar, no nordeste do país, podendo fornecer energia para 175 mil casas, e contará com 269 turbinas.
Maior usina de marés do mundo: entenda
A energia das marés é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneEssa é uma boa alternativa para a produção de eletricidade. A energia das marés é uma fonte limpa e renovável. No entanto, é importante destacar que poucas localidades têm características propícias para a obtenção desse tipo de energia. Para que isso seja possível o desnível das marés deve ser superior a 7 metros.
Os melhores locais
Entre os locais com potencial para a produção de energia das marés estão a baía de Fundy (Canadá), e a baía Mont-Saint-Michel (França), ambas com mais de 15 metros de desnível. No Brasil, destacamos o estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros e, principalmente, Macapá (AP), com marés que atingem até 11 metros. O Mar Sem Fim aproveita para lembrar que já temos uma usina de marés funcionando na praia de Pecém, Ceará.
Na França
Na França, desde 1966, a central de energia das marés de La Rance tem produzido uma média de 600 gigawatts de eletricidade por ano.