Dilma liberou pesca em período reprodutivo suspendendo o defeso
Os Ministérios da Agricultura (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA) suspenderam dez normas de proibição à pesca no período de reprodução de peixes, no defeso, em várias bacias hidrográficas do país, incluindo a Bacia do Rio Amazonas. Vale dizer: Dilma liberou pesca em período reprodutivo A decisão valeu por 120 dias. Ou seja, depois do estelionato eleitoral de 2014, até dezembro de 2015 . Na prática, a portaria liberou por completo a pesca de várias espécies de peixes mesmo que estivessem em período reprodutivo.

Defeso, saiba sobre sua importância
O defeso é considerado uma prática básica de sustentabilidade da pesca, ao garantir aos peixes uma chance para se reproduzirem, recompondo sua população após uma temporada de captura. No período em que a pesca fica proibida, pescadores tradicionais têm direito de receber uma compensação. O chamado seguro-defeso (o seguro- desemprego do pescador). O seguro corresponde a um salário mínimo por mês, durante os meses em que a atividade fica suspensa.
Dilma liberou pesca em período reprodutivo: decisão tresloucada foi tomada em 5 de outubro de 2015
A portaria, datada de 5 de outubro de 2015, foi editada três dias após o Ministério da Pesca e Aquicultura ser incorporado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi ‘parte da reforma ministerial’. E das “economias” anunciadas pela destrambelhada presidente em outubro de 2015. Primeiro ela quebrou o país para ser reeleita. Depois distribui a conta da irresponsabilidade para todos nós. Inclusive os mais pobres, caso dos pescadores.
Dilma, a destrambelhada, não pagou o seguro- defeso no período
Enquanto valeu a suspensão do defeso, o governo não pagou o seguro-defeso. Nesse período, segundo a portaria, seria feito um recadastramento de pescadores artesanais e uma reavaliação dos períodos de defeso.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaEm 2015 o custo da decisão de Lula, ao criar o seguro- defeso, foi de R$ 3,4 bilhões de reais
A evolução acelerada do total de recursos aplicados no programa nos últimos anos, que chegou a R$ 3,4 bilhões em 2015, indica um número de beneficiários próximo a um milhão de pescadores artesanais. Isso diverge do censo oficial e implicou a revisão dos critérios de elegibilidade,.
Ministra “esqueceu” de dizer que o programa foi mais um erro de Lula, o “pai dos pobres”
Enquanto o Canadá dá subsídios para o pescador NÃO pescar, “o pai dos pobres”, aquele que prometeu uma “reforma aquária“, desperdiça dinheiros públicos em programas errados, paternalistas, e imprestáveis. Frederico Brandini, oceanógrafo, diretor do Instituto de Oceanografia da USP, ensinou:
PUBLICIDADE
de que adianta subsidiar o pescador com óleo diesel e construção de barcos de pesca se a quantidade de peixes não é suficiente para todos os que pescam?
E condena os “programas paternalistas”
envolvem subsídios, não são auto-sustentáveis e não geram autonomia. O Canadá dá subsídios ao pescador não para pescar, mas para montar uma padaria, uma oficina especializada, bolsa de estudos para os filhos, etc.
Fonte: Estadão- Herton Escobar.
Saiba mais sobre Dilma, a destrambelhada, e o meio ambiente.