Onda de Nazaré e as características especiais que levam à sua formação
Onda de Nazaré, o paraíso de surfistas radicais. O Instituto Hidrográfico da Marinha de Portugal produziu um primor de vídeo/animação para mostrar como são produzidas as ondas gigantes de Nazaré. Misturando imagens e gráficos, é fácil entender como estas ondas monstruosas, tão procuradas por surfistas mundo afora, são formadas.
Como começam as ondas de Nazaré
O primeiro ato é uma tempestade em mar aberto. Os ventos causam uma perturbação na superfície, transformada em energia.
Quando a profundidade é grande, a propagação das ondas (energia) é praticamente constante. Ao se aproximarem da costa, portanto locais mais rasos, o comprimento da onda diminui mas, sua altura, aumenta.
Perigo! Quando a velocidade da onda é maior na crista…
Quando a velocidade da onda é maior na crista do que na cava, a onda arrebenta. No caso da onda de Nazaré, outro fator é importante. Um promontório divide a praia em dois.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SPDo lado esquerdo, o fundo do mar é normal, isto é, o gradiente de profundidade diminui de forma constante ao se aproximar de terra. Mas, do lado direito do promontório há um canyon, espécie de desfiladeiro submarino, o mais profundo de todo o litoral europeu.
São dois fundos completamente diferentes: ao norte uma praia regular, ao sul, o canyon. Este desnível produz dois tipos de ondas com alturas e velocidades diferentes.
PUBLICIDADE
Quando as duas se encontram, forma-se a onda de Nazaré que pode chegar aos 30 metros de altura. Por falar em ondas, você sabe o que a ciência acha delas?
Parabéns ao Instituto Hidrográfico da Marinha de Portugal! Agora qualquer pessoa pode entender o porquê deste fenômeno.
Leia também
Primeira regata de volta ao mundo retrata a tragédia do ser humanoJosé Bonifácio de Andrada e Silva, Primeiro Ecologista do BrasilEixo da Terra: deslocado por remoção de águaSe você é destes que gostam de ondas conheça outro lugar, desta vez nos Estados Unidos, onde se formam ondas monstruosas conhecidas como das ‘aberrantes’.
Assista ao vídeo da formação da onda de Nazaré
Assista ao vídeo de uma onda de Nazaré com nada menos que 24,38 metros de altura, sendo surfada pelo brasileiro Rodrigo Koxa em 2017, considerada a maior onda já surfada com recorde registrado no livro Guin Ness Records.