❯❯ Acessar versão original

Espécies invasivas e seus muitos problemas

Espécies invasivas e seus muitos problemas: conheça o caso do caranguejo Stalin

Nos anos 60, em plena época do ‘império soviético’, os russos transferiram milhares de caranguejos do Leste para o Oeste numa tentativa de incrementar ainda mais a criação deste crustáceo conhecido na época como “caranguejo Stalin”. Ao fazer isso, introduziram espécies invasivas e seus problemas a reboque. A ideia era explorá-los de forma intensiva no mar de Barents. Mas houve mais problemas do que os soviéticos puderam imaginar.

Os russos transferiram os caranguejos do Leste para o Oeste na região do Mar de Barents

Meio século depois…o que era solução virou problema

Meio século depois, sem predadores naturais, e como sempre acontece quando se introduz espécies invasivas, os crustáceos se multiplicaram milhões de vezes.

Eles comem de tudo  no fundo do mar, de peixes a estrelas do mar, levando o pânico aos pescadores da região que não têm mais como ganhar seu sustento em razão da maciça proliferação deste predador.

O caranguejo de Stalin pode atingir até 12 quilos e ter dois metros de largura!

Aos poucos, e andando cerca de 15 quilômetros por dia, os caranguejos exóticos foram tomando o litoral de outros países do norte. Recente pesquisa indica que os custos das espécies invasivas aquáticas ultrapassam os 345 bilhões de dólares  desde os anos 70.

A parte vermelha assinala a marcha do caranguejo Stalin desde o litoral russo até o estreito de Gibraltar.

Introdução de espécies invasivas e seus problemas

De acordo com cientistas a maior causa de perda de biodiversidade no mundo é o desaparecimento de habitats. A segunda, a introdução de espécies invasivas. Sem predadores naturais, eles se proliferam e tomam o lugar da fauna nativa.

No Brasil temos dois casos emblemáticos. Um deles foi a invasão do mexilhão dourado que entrou no País via a água de lastro de algum navio oriundo da Ásia. Ele dominou o lago Guaíba e, depois, tomou conta de rios da Argentina, Brasil (São Francisco), e ameaça chegar até a Amazônia.

PUBLICIDADE

Outro caso emblemático, foi a chegada do peixe leão, espécie do Indo-Pacífico, em águas de Fernando de Noronha.

O recado do vídeo não poderia ser outro: …”é isto que acontece quando não se respeita o frágil ecossistema marinho”

Assista ao vídeo.

Marés: vídeo demonstra como elas acontecem

Sair da versão mobile