População de golfinho- branco chinês tem diminuído. Ambientalistas pedem ajuda ao governo e aos cidadãos
Ambientalistas alertaram que uma variedade genética do golfinho-corcunda-indopacífico (Sousa chinensis), o golfinho branco chinês, pode desaparecer das águas de Hong Kong, na China, se não forem tomadas medidas urgentes para preservar esta espécie. É mais um golfinho em extinção.
O site do wikipedia diz que “o golfinho-lacustre-chinês (Lipotes vexillifer), também conhecido como baiji, golfinho-branco ou golfinho-do-Yang-Tsé, é um mamífero de água doce, da ordem Cetacea, encontrado no rio Yang- Tsé na China. É uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo (tal como o Boto, na Amazônia), todas elas em sério risco de extinção”.
E mais:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar Negro“O golfinho-lacustre-chinês tem uma coloração que vai do cinza ao rosa-claro. Possui uma barbatana dorsal triangular e muito vestigial, as suas barbatanas caudais e peitorais são curtas e arredondadas. Têm olhos pequenos e são praticamente cegos. O golfinho-lacustre-chinês têm em média 65 dentes em cada fila de ambas as mandíbulas.
Ameaça à espécie vem da poluição industrial e doméstica
O site de O Globo diz que “a ameaça à espécie vem da poluição industrial e doméstica que atinge a costa da região. O número de golfinhos desta espécie caiu de 158, em 2003, para apenas 78 em 2011. A imagem que ilustra a reportagem é de março de 2012. Uma queda ainda maior no número de indivíduos do mamífero deve ser registrada em junho, quando está previsto um relatório atualizado da Sociedade de Conservação dos golfinhos de Hong Kong”.
PUBLICIDADE
© 1996 – 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Golfinho em extinção
Sua população na metrópole chinesa caiu de 158, em 2003, para 78, em 2011. No entanto, este número pode cair ainda mais na estimativa para 2012, afirmaram pesquisadores da Sociedade de Conservação dos golfinhos de Hong Kong.
“Cabe ao governo e a cada cidadão defender os golfinhos. Corremos o risco de que eles desapareçam se não tomarmos ações conjuntas”, afirmou o presidente da organização não-governamental Samuel Hung.
Os especialistas estimam que a população desta espécie diminuiu de forma considerável nos últimos anos devido à pesca excessiva, ao aumento do tráfego marítimo, e à contaminação da água e desenvolvimento costeiro.