Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira
Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira: todo o litoral brasileiro, mostrado de uma nova perspectiva: do mar para a terra e não ao contrário, como os turistas estão acostumados. A ideia do jornalista João Lara Mesquita começou a tomar forma em abril de 2005, quando o veleiro Mar sem Fim zarpou do rio Oiapoque rumo a Macapá (AP). Esse era apenas o primeiro trecho de uma longa expedição que visitou 17 estados, navegou onze mil quilômetros em dois anos e resultou em noventa episódios de um documentário exibido pela TV Cultura (SP), seiscentas fotos, informações sobre ecossistemas e registros culturais
Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira: Ideia inicial da produção
A ideia inicial era apontar as consequências negativas da urbanização desordenada. Mesquita conta, entretanto, que se surpreendeu positivamente com alguns trechos que contrariam essa realidade. Mostram que é possível ocupar sem destruir. “A série serviu para exibir esses bons exemplos”, afirma. São essas exceções que ele destaca como locais de visita obrigatória. Independente do ângulo de visão: de um barco, vendo a praia ou da areia, observando os barcos.
1) Litoral paraibano
Com pouco mais de 140 quilômetros de orla, a Paraíba encantou João Lara Mesquita. Muito por causa de uma lei de 1989. Está na Constituição Estadual: não é permitido construir prédios com mais de três andares (com no máximo 12,8m cada) em uma distância de quinhentos metros da praia para o interior. A decisão foi tomada seguindo o exemplo de João Pessoa, onde desde 1970 essa proibição já existia. “É o único estado brasileiro que aplica essa lei e, por isso, a costa paraibana parece estar como era nos tempos de Cabral”.
2) Fernando de Noronha
Prova de que o turismo pode ser controlado para minimizar o impacto nos ecossistemas, a ilha pernambucana sempre figura na lista de locais preservados da costa brasileira.
3) Baía de Babitonga
Ao norte de Santa Catarina, a baía que abriga a ilha e o município de São Francisco do Sul marcou o início da colonização do estado. Séculos depois, um grupo de mulheres se uniu para proteger o local e tentar mantê-lo o mais próximo possível da paisagem registrada pelo navegador francês Binot Paulmier Gonneville, quando aportou por lá em 1504.
4) Estação Ecológica da Jureia
Quando se pensa em um local preservado no litoral brasileiro, dificilmente vem à mente algum lugar no estado de São Paulo. O que é uma injustiça, pois muitos não conhecem (ou não levam em conta) a riqueza natural da estação ecológica da Jureia, no litoral sul paulista. A unidade de conservação compreende 80 mil hectares de Mata Atlântica e guarda praias preciosas como as do Una, Caramborê e Deserta.
5) Foz do São Francisco
Entre Alagoas e Sergipe, o ponto onde as águas do Velho Chico desembocam no mar não poderia estar fora dessa lista. E é na simpática cidadezinha de Piabuçu (foto), em território alagoano, que esse encontro acontece.
6) Foz do Amazonas
Você sabia que o encontro de nosso rio mais famoso com o mar se estende por cerca de 400 quilômetros, entre o Amapá e o Pará? Presenciar esse fato já vale a visita, mesmo não sendo possível enxergar a outra margem. Em terra firme, não deixe de visitar o Forte de São José (foto), em Macapá, para começar a se acostumar com a imensidão do rio.
7) Foz do Mundaú
A foz do rio Mundaú esconde um paraíso perdido no litoral oeste do Ceará, entre os municípios de Itapipoca e Trairi. A vila não tem mais de oito mil habitantes e sobrevive basicamente da pesca e do artesanato.
8 ) Mangue Seco
Na fronteira entre Sergipe e Bahia, a fama da pequena Mangue Seco vem de longe. Mas até hoje, a vila de trezentos habitantes que fica oficialmente em território baiano mantém a tranquilidade que se reflete na paisagem dominada por dunas e coqueirais. O cenário estonteante já foi locação de filmes e novelas.
9) Litoral gaúcho
Deixe de lado os preconceitos para conhecer um trecho inusitado de litoral no Rio Grande do Sul. “Sempre ouvi falar que a orla gaúcha era sem graça, mas o local reserva belas surpresas”, conta o jornalista. Nas praias de Torres (foto), município na divisa com Santa Catarina, uma das atrações é a Ilha dos Lobos.
10) Delta do Parnaíba
Outro local que usa o turismo como principal força de sua economia — mas sem alterar as características naturais — a região do Delta do Parnaíba (PI) atrai os visitantes com paisagens espetaculares.
Revista Host & Travel | agosto 2011
Por Camila Lucchesi
Fotos João Lara Mesquita/Expedição Mar sem Fim