Crise na exportação de lagosta gera campanha para fechar pesca
A pesca de lagosta pode estar com os dias contados devido a baixa nas exportações. Os dados assustam especialmente quando comparamos os últimos 20 anos:. A crise na exportação de lagosta gera campanha para fechar pesca.
Brasil – 1991: 4.724 toneladas – 2012: 1.250 toneladas
Os índices de exportação de 2012 indicam um declínio de 34% depois da queda de 9% em 2011. De acordo com previsões ainda não confirmadas, em 2013 pode ter tido uma baixa de 86%, atingindo apenas 650 toneladas.
Índices de exportação: declínio de 34%
Os índices de exportação de 2012 indicam um declínio de 34% depois da queda de 9% em 2011. De acordo com previsões ainda não confirmadas, em 2013 pode ter tido uma baixa de 86%, atingindo apenas 650 toneladas.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaDonos de barco descapitalizados
Os donos de barco estão descapitalizados, endividados e não tem mais crédito. Os compradores de lagosta há muito tempo deixaram de financiar produtores que pescam legalmente devido a baixa produtividade.
O site prainhadocantoverde organiza propostas e manifestações a favor de ações governamentais que garantam melhorias no cenário. No site você também encontra todas as ações listadas na campanha iniciada em 2013 a favor da moratória de lagosta até 2014.
PUBLICIDADE
Lagostas, algumas caraterísticas
Lagosta é o nome comum dado a uma grande diversidade de espécies de crustáceos decápodes marinhos da subordem Palinura, caracterizados por terem as antenas do segundo par muito longas e os urópodes em forma de leque.
Estes crustáceos podem atingir grande tamanho, com peso superior a 1 kg, e têm uma grande importância econômica, uma vez que são considerados alimentos de luxo.
Cultivo de lagostas
As lagostas já foram tão importantes para a economia do Nordeste que nos anos 60 o Brasil entrou em sério conflito com a França justamente pelo país insistir em caçá-las. Contudo, depois de anos seguidos de crises o estoque de lagostas ameaça acabar do Nordeste em razão da falta absoluta da fiscalização por parte do governo federal.
Entretanto, a empresa Prime Seafood, fundada em 2012 em Alcobaça, sul da Bahia é hoje responsável por 50% das vendas de lagostas criadas no Brasil (2023) para o principal mercado consumidor, os Estados Unidos.