Cidade submersa na China é encontrada por mergulhadores
Inúmeras descobertas já apareceram no fundo do mar, mas uma impressiona em especial. No Lago Qiandao, o “Lago de Milhares de Ilhas”, em Chunan, província de Zhejiang, leste da China, mergulhadores encontraram em 2001 uma cidade submersa. Desde então, o local se tornou uma grande atração para quem mergulha.
A metrópole nas profundezas tem mais de 1300 anos de idade
A metrópole submersa tem mais de 1.300 anos. Ela desapareceu em 1959, após a construção de uma barragem hidrelétrica na região pelo governo comunista.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaTamanho de 62 campos de futebol
A cidade submersa tem tamanho equivalente a 62 campos de futebol. No local, existem cerca de 265 arcos de pedra bem preservados.
Essas estruturas pertencem ao urbanismo da Dinastia Han. Hoje estão fossilizadas a mais de 30 metros de profundidade, ao lado de templos, pagodes, ruínas e cemitérios.
PUBLICIDADE
A tecnologia para a exploração submarina está apenas começando
A arqueologia subaquática cresce rápido nos últimos anos. Até no Brasil já existem cursos nessa área.
Leia também
Projeto Ocean of Things, o futuro da exploração marinhaLaboratório subaquático em 3D para estudar os oceanosData Centers Submersos: A Revolução Tecnológica que Abraça os OceanosO avanço da tecnologia tornou os equipamentos mais acessíveis. Antes, custavam caro demais.
Robôs submarinos e sonares modernos permitiram descobrir o casco do Titanic em 1985. A exploração submarina ainda está no começo. Muitas novidades ainda virão.
No Brasil, a arqueologia subaquática ainda enfrenta muitos problemas. Isso apesar de termos um dos maiores litorais do mundo, repleto de navios afundados desde o século XVI, no período da descoberta.
Mergulhadores observam a cidade submersa na China
Detalhes dos prédios…
PUBLICIDADE
Fonte: Nômades Digitais