Cidade submersa na China é encontrada por mergulhadores
Cidade submersa na China: inúmeras coisas já foram achadas no fundo do mar, mas uma delas realmente impressiona. No Lago Qiandao, ou, em tradução livre, Lago de Milhares de Ilhas, situado no condado de Chunan, na província de Zhejiang, leste da China, foi encontrada em 2001 uma cidade submersa que acabou se tornando uma atração e tanto para os mergulhadores.
Cidade submersa na China: você já imaginou situação mais inusitada?
A metrópole nas profundezas tem mais de 1300 anos de idade
Ela ficou submersa depois da construção de uma barragem hidroelétrica na região, em 1959, construída pelo governo comunista. Foram encobertas 27 aldeias, e mil vilas, fazendo com que 290 mil habitantes migrassem da região. Um êxodo em massa.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroTamanho de 62 campos de futebol
Com um tamanho aproximado equivalente a 62 campos de futebol, existem cerca de 265 arcos de pedra bem preservados na cidade submersa. Aparentemente são itens preservados do urbanismo da Dinastia Han, agora fossilizados a mais de 30 metros de profundidade, junto com templos, pagodes, ruínas e cemitérios.
PUBLICIDADE
A tecnologia para a exploração submarina está apenas começando
A arqueologia subaquática tem crescido muito nos últimos anos. Até no Brasil há cursos sobre esta ciência. Com mais tecnologia disponível os equipamentos, antes caríssimos, ficaram mais acessíveis. Graças a robôs submarinos, e sonares extremamente modernos, foi possível descobrir o casco do famoso Titanic em 1985. A tecnologia para a exploração submarina está apenas começando. Muitas novidades ainda virão.
Leia também
Projeto Ocean of Things, o futuro da exploração marinhaLaboratório subaquático em 3D para estudar os oceanosData Centers Submersos: A Revolução Tecnológica que Abraça os OceanosInfelizmente, no Brasil a arqueologia subaquática ainda enfrenta muitos problemas, embora tenhamos um dos maiores litorais do mundo, repleto de navios afundados desde o período da descoberta, no século XVI.
Mergulhadores observam a cidade submersa na China
Detalhes dos prédios…
Fonte: Nômades Digitais