Cartilha Uma lei para o Mar é lançada para fomentar a conservação e o uso sustentável do Bioma Marinho Brasileiro
Cartilha Uma lei para o Mar é lançada! Dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a data escolhida para o lançamento de “Uma Lei para o Mar: Uso e Conservação para Benefício de Todos”.
Fundação SOS Mata Atlântica, Frente Parlamentar Ambientalista e Grupo de Trabalho de Conservação Marinha
O material foi promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, a Frente Parlamentar Ambientalista e o Grupo de Trabalho de Conservação Marinha. A cartilha foi lançada acompanhada por debate sobre o Projeto de Lei nº 6.969/2013. A Lei que institui a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro.
Lei não apenas para a conservação do Bioma Marinho mas para sua gestão
De acordo com as autoras, Ilídia Juras e Leandra Gonçalves, o objetivo é permitir que as pessoas entendam o projeto e possam discuti-lo, apresentando sugestões.
As autoras também afirmam que a proposta quer uma lei não apenas para a conservação do Bioma Marinho, mas para sua gestão. A grande novidade é que ele trata do Bioma Marinho de forma integrada.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaBioma está muito ameaçado
Ilídia Juras explicou que o bioma está muito ameaçado. Poluição e sobrepesca, e que o PL 6.969/13 abrange todos os ecossistemas marinhos.
Papel pedagógico
A cartilha tem papel pedagógico. E reforça a necessidade de uma lei para o mar, apresentando um panorama das zonas costeira e marinhas do Brasil. Assim como exemplos da legislações de outros países.
Como já destacamos várias vezes aqui no Mar Sem Fim, menos de 1,5% do nosso espaço marítimo está protegido através de Unidades de Conservação, ao contrário dos 17% a 20% da porção continental do país.