Berçário de tubarões, recém descoberto, viraliza nas redes sociais
O território marinho da Irlanda tem 10 vezes o tamanho de sua massa terrestre. A vida marinha particularmente rica encontrada na borda da plataforma continental, onde cânions de 3 km de profundidade se erguem até a plataforma continental levemente inclinada. ‘Foi incrível’, disse David O’Sullivan, cientista-chefe da pesquisa SeaRover, “um momento de eureka.” Este é um grande achado biológico. Uma história dessa magnitude estaria no Planeta Azul se eles soubessem”, disse. “Muito, muito pouco é conhecido em escala global sobre berçário de tubarões de profundidade.”
O feito do ROV
O maior berçário de tubarões encontrado em águas irlandesas foi descoberto em recifes de corais de água fria. Distante 320 quilômetros a oeste da Irlanda. Um veículo operado remotamente que inspecionou o fundo do oceano revelou milhares de ovos, popularmente conhecidos como “bolsas de sereia”, depositados em esqueletos de corais a profundidades de até 750 metros. O vídeo fez bonito nas redes sociais.
Os ovos
Os ovos, que se acredita pertencerem aos tubarões gato, foram depositados nos restos de corais mortos, o que proporciona uma espécie de tapete protetor, impedindo que sejam arrastados pelas correntes. A espécie de águas profunda está na “lista vermelha” da União Internacional para a Conservação da Natureza de espécies ameaçadas. Seu habitat foi degradado pelo arrasto. O viveiro de tubarões está dentro de uma das seis áreas especiais de conservação offshore da UE, onde é proibido o arrasto. Mas o coral morto poderia ter sido produzido por arrasto histórico ou ilegal.
Outros animais marinhos
O SeaRover operado remotamente, financiado pelo governo irlandês e pela UE, também capturou imagens de uma série de vida marinha nos recifes de coral da Irlanda, incluindo ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, caranguejos e peixes menores.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueA pesquisa
Ela é feita pelo Instituto Marítimo da Irlanda e parceiros, incluindo a Universidade de Plymouth. É uma iniciativa do Programa INFOMAR, do Governo da Irlanda, financiada pelo Departamento de Comunicações, Ação Climática e Meio Ambiente.
Assista ao vídeo produzido. Você não vai acreditar:
Fontes: https://www.marine.ie/Home/site-area/news-events/press-releases/government-supported-scientists-discover-rare-%E2%80%98shark-nursery%E2%80%99; https://www.megacurioso.com.br/ciencia/109987-voce-ja-viu-como-e-um-bercario-de-tubaroes.htm.