Baleias jubarte não serão mais protegidas por lei no Canadá: ambientalistas acusam país de fomentar projeto de oleoduto
Ambientalistas e a oposição no Canadá denunciaram o governo pela decisão de diminuir a proteção das baleias jubarte e o acusam de facilitar um controverso projeto de oleoduto.
Exemplar de baleia-jubarte na região do Oceano Pacífico (Foto: NOAA/AP)
Baleias jubarte: uma espécie preocupante
Alegando basear-se em dados científicos, o governo canadense anunciou no sábado (19), no jornal oficial, que o mamífero, o maior do planeta depois da baleia azul, será considerado a partir de agora “uma espécie preocupante”. Não mais uma “espécie ameaçada”.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiquePor causa desta distinção, o hábitat do mamífero deixará de ser protegido por lei. A decisão foi tomada de forma “incrivelmente rápida”, declarou Jay Ritchlin, da Fundação David Suzuki. Esta é uma das organizações ecologistas mais influentes do país.
Ele considerou “inquietante” que esta modificação tenha ocorrido
PUBLICIDADE
no mesmo momento em que se estuda um grande projeto de desenvolvimento
Acusação
O principal partido da oposição no Parlamento canadense, o Novo Partido Democrático (NPD, esquerda), acusou o governo conservador de querer “satisfazer seus amigos da indústria petroleira e abrir a porta ao projeto de oleodutos Northern Gateway”.
Leia também
Contaminação de tubarões por cocaína, RJ, choca a mídia estrangeiraSegredo da longevidade do tubarão da Groenlândia é descobertoRaro Projeto de Lei preserva tubarões e arraias no PaísEmpreendido pelo grupo canadense Embridge, o projeto Northern Gateway, de 1.200 km, pretende transportar 525.000 barris de petróleo por dia. Isso ao longo do litoral pacífico canadense, da província de Alberta (oeste), através das Montanhas Rochosas.
Duplo oleoduto projetado
O duplo oleoduto concluiria sua trajetória ao norte da província da Columbia Britânica, no porto de Kitimat. Uma região desabitada próxima à fronteira com o Alasca.
No jornal oficial, o governo destacou ter agido após a apresentação, em 2011, de um informe realizado por um comitê independente de cientistas que destacou a existência de ‘grande abundância da espécie’ ao longo da costa do Pacífico canadense.
Baleias -jubarte oficialmente declaradas espécie ameaçada em 2005
A baleia-jubarte foi oficialmente declarada espécie ameaçada em 2005 por recomendação de um painel de especialistas. Em 2003, um informe independente registrava “umas centenas” de exemplares do cetáceo. O governo estima que atualmente, a população da espécie seja de 18.000 exemplares.
Fonte: France Presse