Baleia azul, boa notícia. Saiba porquê
Baleia azul, conheça
Existem pelo menos três subespécies distintas: B. m. musculus, cujo habitat restringe-se ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, B. m. intermedia, do oceano Antártico e B. m. brevicauda (também conhecida como baleia-azul-pigmeia), encontrada no oceano Índico e no sul do oceano Pacífico.
Origem do nome Leviathan
O nome vem de “um peixe feroz citado no Antigo Testamento”. É uma criatura que, em alguns casos, tem interpretação mitológica, a depender do contexto. É bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Média e nos tempos bíblicos.
E, de maneira idêntica, algumas curiosidades: Segundo o www.treehugger.com, coração da baleia azul é enorme. É o maior coração do reino animal, pesando cerca de 180 quilos – quase o mesmo peso de um gorila.
A mesma fonte informa que a língua de uma baleia azul sozinha pode pesar tanto quanto um elefante. Segundo o www.treehugger.com, coração da baleia azul é enorme. É o maior coração do reino animal, pesando cerca de 180 quilos – quase o mesmo peso de um gorila. A mesma fonte informa que a língua de uma baleia azul sozinha pode pesar tanto quanto um elefante.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaOuça neste áudio, o canto da baleia azul:
História evolutiva
As baleias têm uma história evolutiva interessante. Elas começaram como mamíferos terrestres, há cerca de 50 milhões de anos. Ao longo de vários milhões de anos, desenvolveram barbatanas e se tornaram criaturas marinhas.
PUBLICIDADE
Há cerca de 20 milhões e 30 milhões de anos, algumas dessas baleias antigas desenvolveram a capacidade de filtrar a alimentação, o que significava que poderiam engolir ‘enxames’ de pequenas presas em um único e gigantesco ‘golpe de garganta’.
Mas mesmo com essa capacidade de alimentação, as baleias permaneceram apenas moderadamente grandes por milhões de anos”
Apesar desta espécie ainda sofrer ameaças, a população das baleias-azuis na Califórnia voltou ao normal. E só isso já é motivo para comemorar.
Leões marinhos e lobos marinhos: RS abriga únicos refúgios no litoral
