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As surpreendentes invenções de Jacques Cousteau

As surpreendentes invenções de Jacques Cousteau

Ele nasceu em 1910 no pequenino vilarejo Saint-André-de-Cubzac, a 20 minutos de Bordeaux, mas criou-se em Marselha. Em 1930 ingressa na escola naval. Entretanto, ao invés da  preferência ao mar  gradua-se como oficial de artilharia… em aviões. Queria dominar os céus? Em nosso texto você conhece um pouco dessa história e as criativas invenções de Jacques Cousteau.

Contudo, um vulgar acidente de automóvel o invalida para  voar. Ele aceita e muda seu olhar, definitivamente, para o mar.

Atualmente, os Oceanos têm uma dívida com ele. Ninguém fez mais para divulgá-lo além de mostrar suas desconhecidas entranhas. O mundo  pode enfim conhecê-lo. Descobrir seus encantos enquanto ‘assistia’ a beleza da vida marinha e seus ecossistemas. E isso por causa de um  carro…

Antes de mais nada, tornou-se uma lenda. Multi-talentoso, ganhou o Oscar duas vezes; e além disso, foi vencedor de uma Palma de Ouro. Tudo por mostrar a vida marinha como ninguém  sequer havia pensado em fazê-lo. Ao todo, foram mais de 150 filmes, ainda que os primeiros não tivessem qualquer preocupação ecológica, como confessou. Não havia equipamentos para mergulho que permitissem a Cousteau  fazer o que fez. Não havia até ele mostrar sua faceta…

Com esse equipamento não dava…

Conheça as surpreendentes invenções

Hoje todos sabem que foi ele o inventor do aqualung, em 1943. Mas, que outras invenções são estas?

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Rádio embaixo d’água

Usando um aparelho de ar comprimido, em 1963, Cousteau atingiu o fundo do Mar Vermelho acompanhando seu submarino de pesquisas. Já naquela época ele tinha contato com a embarcação por meio de rádio que ele mesmo desenvolveu.

Jacques Cousteau, o surpreendente inventor

Regulador de mergulho

Logo depois, o regulador de mergulho foi desenvolvido para Cousteau pelo engenheiro Emile Gagnan. Mas o aparelho tinha só um nível de redução de pressão. A desvantagem: a pressão do ar respirado é a mesma junto à válvula do cilindro. Ao mergulhar de cabeça para baixo, era preciso sugar ativamente o ar comprimido. Pulando de pé no mar, era preciso soprar a cada respirada. Assim, o ar saía por trás da cabeça, o que é bom para filmagens.

Submarino

Além disso, teve mais. Por quê não um submarino para conhecer ainda mais os oceanos? Assim, surgiu algo que parecia uma nave de filmes de ficção. Ainda em 1959 Cousteau apresentou seu submarino de pesquisas no Congresso Internacional de Oceanografia em Nova York. O próprio comandante desenvolveu a tecnologia para fazer suas filmagens embaixo da água com uma câmera especial e, por vezes, iluminação.

Trimarã submarino

A geringonça chamada Philippe, nome de um de seus filhos,   foi lançada ao mar em 1980 no porto de Cap d’Agde,  sul da França. O submarino podia transportar oito pessoas e foi projetado para ser uma espécie de ônibus turístico submarino.

Jacques Cousteau, um surpreendente inventor: gaiola para observar tubarões

Contudo, o mergulho apresentava alguns riscos aos seus homens. Assim, nasceu uma armação tubular como uma gaiola  usada para fazer experimentos no Mar Vermelho e evitar os perigos inerentes. Hoje, ela repousa no fundo do mar como relíquia arqueológica de técnicas de mergulho das últimas décadas.

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Turbovela para mover o Alcyone

Sempre à frente de seu tempo, o Alcyone, usava um avançado sistema  experimental de propulsão. Ele foi construído para o comandante  Cousteau, e projetado para receber  inovadora tecnologia (também de sua autoria) de propulsão a turbovela, ou torres de vento.

A embarcação foi batizada em homenagem a Alcíone, personagem da mitologia grega, filha de Éolo, deus dos ventos, com 31 m de comprimento por 9 m de boca. Navegava a 10,5 nós e tinha casco duplo, somando vantagens de um monocasco   com o catamarã.

Igualmente duplo era o sistema de propulsão. Cousteau acrescentou ao tradicional motor, a revolucionária turbovela cujo  coeficiente é 3.5 a 4.0 vezes superior às melhores velas já construídas. Assim, nasceram. por necessidade as invenções de Jacques Cousteau.

Jacques-Yves Cousteau morreu em 25 de junho de 1997, aos 87 anos de idade. Seu primeiro navio está sendo restaurado na Turquia e será usado como embaixador da proteção ambiental.

A popa é de um catamarã…
A proa em estilo monocasco…

Fontes: folha.uol.com.br; pt.wikipedia.org; dw.com; trid.trb.org.

Maior navio a vela do mundo

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