❯❯ Acessar versão original

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos

Alcatrazes por Fausto Pires de Camposs: Parque Nacional Marinho, ou Revis?

Em todas as minhas visitas a Alcatrazes, sempre procurei levar o biólogo Fausto Pires de Campos, não só por sua formação profissional, mas porque Fausto liderou a campanha para transformar Alcatrazes em Parque Nacional há mais de 20 anos. Por isso este post: Alcatrazes por Fausto Pires de Campos

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos, imagem de filhote de fragata no ninho
Ninhal mais importante do Atlântico Sul

Alcatrazes e os tiros da marinha do Brasil

Ele sempre soube da dificuldade que tinha pela frente. Inflizmente, Alcatrazes foi escolhido pela Marinha do Brasil como alvo para tiros de canhões. O procedimento acabou por gerar um incêndio, a partir do Saco do Funil, que causou sérios danos à biodiversidade.

Foto cedida por Fausto P. de Campos

A vegetação do arquipélago

Alcatrazes é extremamente rico em termos de biodiversidade. Sua vegetação, com remanescentes de Mata Atlântica é única. Há várias plantas endêmicas, como a orquídea Rainha do Abismo. Mas há também um tipo de jararaca-de-alcatrazes, igualmente endêmica, assim como alguns anfíbios anuros.

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos

A avifauna transformou Alcatrazes no maior ninhal do Atlântico Sul

Em termos de avifauna, é um dos locais mais importantes do litoral brasileiro. Algumas aves marinhas só nidificam em Alcatrazes. Há dezenas de espécies, e milhares de indivíduos que transformaram Alcatrazes em seu habitat. Já foram contadas 20 mil aves em Alcatrazes.

Milhares de Fragatas

Vida marinha

Isso para não falar dos peixes, moluscos, crustáceos, e outras espécies marinhas que habitam suas águas transparentes, como as tartarugas, e muitas espécies de mamíferos, como golfinhos, e até baleias-de bryde são frequentemente avistadas.

Face leste de Alcatrazes

A formação do arquipélago

Alcatrazes, formada por cinco ilhas grandes, quatro pequenas e cinco lajes, virou uma estação ecológica em 1987. Neste ocasião, a ilha principal ficou fora da Unidade de Conservação porque era justamente nela que a Marinha fizia tiro ao alvo.

PUBLICIDADE

Foram anos de convencimento para que a Marinha do Brasil finalmente abrisse mão da ilha principal, Alcatrazes, mas exigiu  que a laje da Sapata continuasse fora de qualquer unidade de conservação porque será nela, a partir de agora, que os canhões da marinha farão mira. Saiba mais sobre a polêmica.

Assinatura do decreto, atualizado em 6 de julho, 18hs 18′

As últimas informações dão conta que a assinatura do decreto, transformando Alcatrazes em Unidade de Conservação, teria sido adiada para a semana que vem por falta de agenda. Como disse anteriormente, para comemorar temos que esperar a publicação no Diário Oficial.

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos

Vulcão na Amazônia? Tem sim senhor!

Sair da versão mobile