Volkswagen, conheça a fraude bilionária da montadora e seus efeitos
Conheça o caso da Volkswagen e aquecimento global: apesar dos esforços mundiais para uma transição para energias limpas, em razão do aquecimento global, gigantes da indústria agem com extremo cinismo para manter sua posição no ranking dos maiores vendedores. E cometem fraude mundial bilionária. Até quando empresas irresponsáveis agirão?
Sete anos de prisão para executivos da Volkswagen
Revista Fortune, fevereiro de 2018: “Em 6 de dezembro, o ex-engenheiro da Volkswagen Oliver Schmidt foi levado a uma sala de audiências federal em Detroit. O Juiz Distrital Sean Cox sentenciou-o a que, se tivesse sido imposto na Alemanha de Schmidt, estaria entre as penas mais duras já aplicadas: sete anos de prisão.
O escândalo da Volkswagen e o ‘sonho de ambientalistas’
Fortune: ” Por quase uma década, de 2006 a setembro de 2015, a Volkswagen ancorou sua estratégia de vendas nos Estados Unidos – para ultrapassar a Toyota e se tornar a montadora número um do mundo – em um tipo de carro que é uma farsa. Eles foram anunciados como veículos “Clean Diesel”.
“Cerca de 580.000 sedans, SUVs e crossovers foram vendidos nos EUA sob as marcas VW, Audi e Porsche. Com grande fanfarra, incluindo comerciais no Super Bowl, a VW exibiu o sonho de um ambientalista: carros de alto desempenho que conseguiram alcançar excelente economia de combustível e emissões tão limpas que rivalizam com as dos híbridos elétricos como o Toyota Prius.”
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Volkswagen: ‘miragem de software conjurada’
“Foi uma miragem de software conjurada”, prossegue. “O equipamento de controle de exaustão dos motores diesel da VW estava programado para desligar assim que os carros saíssem dos bancos de ensaio dos reguladores, quando os tubos traseiros expeliram níveis ilegais de dois tipos de óxidos de nitrogênio (chamados coletivamente de NOx), causando poluição, doenças respiratórias e morte prematura.”
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Os culpados pela fraude: a alta cúpula da Volkswagen mundial!
“Nos últimos dois anos, promotores nos Estados Unidos e na Alemanha descobrem quem é quem. Eles identificaram mais de 40 pessoas envolvidas. Em um movimento novo e potencialmente explosivo, funcionários do Departamento de Justiça pressionam para indiciar o ex-CEO da Volkswagen, Martin Winterkorn. Tal passo seria simbólico. Os EUA não têm tratado de extradição com a Alemanha. Mas enviaria mensagem de que a má conduta era notória e direcionada de cima para baixo.”
Nos EUA a Volkswagen foi multada em US$ 25 bilhões de dólares
Autoridades norte-americanas multaram a empresa em US $ 25 bilhões. E impuseram restituições da VW para os 580.000 diesel vendidos nos EUA. Na Europa, onde a empresa vendeu 8 milhões de motores diesel, a VW não pagou um único euro em multas. Nos USA, empresa se declarou culpada de acusações criminais federais de conspiração, fraude, declarações falsas e obstrução da justiça.
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O irishtimes.com/, julho de 2017: “fabricantes de automóveis são para a Alemanha o que os construtores foram para a Irlanda pré-crise: a cauda econômica que abana o rosto político. A indústria automobilística da Alemanha é grande demais para fracassar.
Jack Ewing, New York Times, autor de Faster, Higher, Farther, livro sobre o escândalo da Volks declarou:
É claro que o governo aqui (Alemanha) começou a olhar para isso como algo que poderia prejudicá-los
Der Spiegel: “por 14 anos as montadoras alemãs realizaram mais de mil reuniões secretas para discutir tudo. Desde assentos de automóveis até motores. Investigadores da União Européia suspeitam que tenha sido um cartel ilegal, com montadoras em conluio para impedir a inovação e controlar os custos. Desde frenagem e controles até sistemas de assentos e embreagens.”
“Desde que a fraude foi exposta – espalhando-se para a Audi, Porsche, Daimler e outros -, Berlim deixou claro quais são as suas prioridades. Em Bruxelas, a Alemanha luta contra esforços da UE para testes de emissões baseados em condições do mundo real, enquanto insiste em Berlim, com cara séria, que fabricantes de carros alemães atendem aos padrões de emissões existentes.”
A fraude da Volkswagen no Brasil
Revistaautoesporte.globo.com: “DIESELGATE: VOLKSWAGEN DO BRASIL É CONDENADA A PAGAR R$ 1 BILHÃO POR FRAUDE EM MOTORES. Decisão da primeira instância da justiça do Rio de Janeiro determina pagamento de indenização por danos morais e materiais aos consumidores, além de indenização à sociedade brasileira.”
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“A Volkswagen do Brasil sofreu mais um revés por conta da fraude. A montadora foi condenada a pagar R$ 1 bilhão aos 17 mil proprietários da picape Amarok equipada com o software que altera o comportamento do motor durante testes. A decisão é do juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, da 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça. A montadora ainda poderá recorrer.”
“Segundo a Volkswagen, 17.057 unidades da picape Amarok diesel foram vendidas no Brasil com o dispositivo capaz de fraudar os testes de emissões.”
Essa condenação se soma a duas multas já impostas à Volkswagen por conta desse caso. O Ibama determinou pagamento de R$ 50 milhões (em 2016) e o Procon, outros R$ 8,3 milhões. O Ibama estuda instaurar uma segunda investigação, que pode levar a outra multa.
“Em nota, a assessoria de imprensa da Volkswagen afirma: “a empresa vai recorrer desta decisão judicial, que considera incorreta.”
Mas apesar da declaração, a empresa não se emenda. 17 de fevereiro de 2019, revista Quadro Rodas, “A Volkswagen do Brasil sofreu uma nova multa por conta do dieselgate no país. A cobrança agora é da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública), que exige o pagamento de R$ 7,2 milhões da montadora alemã.”
Ação do Governo brasileiro
“Ao invés de punir severamente, estimula fartamente com dinheiros públicos’, denunciou editorial do Estadão (Abril, 2018). “Pagar ao setor automobilístico para tornar-se mais competitivo, por meio do programa Rota 2030, pode ser um erro enorme e custoso, como foi o fracassado Inovar Auto, uma das obras-primas do desgoverno petista. Mas o governo, tudo indica, vai continuar pagando.”
O Estado: “As informações em Brasília indicaram um projeto híbrido… favorável aos benefícios, e pelas objeções do Ministério da Fazenda. O resultado poderá ser híbrido, mas continuará sendo ruim, porque a ideia básica é insustentável como política econômica.”
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E lembrou: “Desde o segundo semestre do ano passado o governo adia o anúncio, por causa da resistência do Ministério da Fazenda. A experiência da generosa e improdutiva distribuição de favores fiscais e financeiros a grupos e setores, no período petista, deveria servir como advertência.”
Montadoras multinacionais, inclusa VW, não querem investir em pesquisa
O editorial foi além: “Inovação pode tornar a indústria mais competitiva, beneficiá-la e beneficiar o País, mas estarão os dirigentes do setor interessados em investir, no Brasil, em pesquisa e desenvolvimento? Não muito, a julgar pelo presidente da Anfavea. As montadoras, havia dito Megale, são multinacionais e decidirão investir onde for mais barato. Traduzindo: pouco lhes interessa investir neste país para abastecer seu mercado e os mercados de países compradores, atuais ou potenciais, de produtos brasileiros.”
E conclui: “O benefício fiscal poderá ficar limitado ao Imposto de Renda e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Com alcance menor que o pretendido. Mas o abatimento fiscal do valor investido em pesquisa e desenvolvimento poderá passar dos 60% previstos na Lei do Bem para 160%.”
Acredite se puder.
Mar Sem Fim prova estar na rota certa ao divulgar o caso da Volkswagen e aquecimento global
Tanto é verdade que o post foi publicado em 3 de abril. O editorial, misto de protesto e denúncia, saiu 23 dias depois, 28 de abril. Ele confirma, em nossa opinião, a posição frouxa e folgada daquelas que se dizem ‘multinacionais’. Se não querem fazer o bem nos países em que exploram, que o bem seja feito na marra. Para isso servem governos.
Nunca mais compre carros da Volkswagen
É a única coisa que nós, cidadãos, podemos fazer: dar o exemplo, boicotar a empresa mentirosa para o resto de nossas vidas. Não é possível acreditar numa gigante internacional capaz de organizar esta máfia mundial que atenta contra a vida em busca, apenas, de lucros. E tem mais. Lembre-se da…
Fraude da Volkswagen e a vida no planeta
A poluição mata. A BBC.com, ícone mundial do jornalismo, publicou: “Mais de 5,5 milhões de pessoas morrem de forma prematura no mundo todo ano como resultado da poluição do ar, segundo dados de uma nova pesquisa.”
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Oceanos e aquecimento global
Como se não bastasse, saiba que 60% da população mundial vive no litoral e a maior quantidade de óleo no mar vem, não de acidentes com petroleiras, mas pela emissão do escapamento de nossos automóveis. Isso causa a morte da vida marinha, e acidificação dos oceanos.
Apesar da luta mundial contra o aquecimento, estamos perdendo esta guerra. Trump, presidente da maior economia mundial, e líder em poluição, retirou o país do Acordo de Paris igualando os Estados Unidos à Nicarágua, e Síria. O que nos resta senão boicotar aqueles que mentem aos seus consumidores?
Para saber mais sobre a fraude da Volkswagen, assista ao documentário “A rota do dinheiro sujo“, capítulo 1, Netflix. Você vai ficar ainda mais impressionado com o cinismo, e caradurismo da montadora.
Fontes: http://fortune.com/2018/02/06/volkswagen-vw-emissions-scandal-penalties/;https://www.irishtimes.com/business/transport-and-tourism/german-carmakers-running-out-of-political-cover-on-emissions-scandal-1.3170031;https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/09/dieselgate-volkswagen-do-brasil-e-condenada-pagar-r-1-bilhao-por-fraude-em-motores.html;http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160213_poluicao_mortes_fn; https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/governo-impoe-nova-multa-a-volkswagen-por-fraude-com-a-amarok/.