Tubarão Wobbegong, como este você nunca viu

Descrição do animal
De acordo com o https://marinebio.org, “os tubarões wobbegongs pintados, Orectolobus maculatus (Bonnaterre, 1788), também conhecidos como wobbegongs, atingem um comprimento máximo de 3,2 m, com o tamanho médio dos machos adultos entre 1,5-1,8 m.”
“Esses incríveis tubarões são manchados de amarelo-esverdeado ou marrom com marcas em forma de sela e O. O corpo e a cabeça são achatados e as mandíbulas projetam-se para a frente ao capturar a presa.”
“Têm 2 barbatanas dorsais, a primeira originando-se na pelve e a segunda imediatamente antes da barbatana anal. As barbatanas caudais (cauda) são curtas e as suas barbatanas peitorais e pélvicas são largas.”
“Outras espécies de wobbegongs são semelhantes na aparência, no entanto, os padrões de wobbegongs manchados são específicos para esta espécie e ajudam em sua camuflagem soberba entre os recifes no leste do Oceano Índico, ao largo de Queensland oriental e sul da Austrália, e possivelmente ao sul do Japão e o Mar da China Meridional.”
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaO animal está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como ‘vulnerável’.
História de vida
A mesma fonte é quem informa: “Os tubarões wobbegongs pintados, Orectolobus maculatus, são ovovivíparos. As ninhadas dos wobbegongos são grandes, em um caso até 37 filhotes nasceram de uma fêmea.”
“Durante a época de reprodução, os machos são atraídos pelas fêmeas quando elas liberam feromônios na água. Durante o acasalamento, como outras espécies, os machos mordem as fêmeas e inserem um grampo na cloaca para liberar esperma. O tamanho médio do wobbegong manchado ao nascer é de 21 cm.”