Tubarão Wobbegong, como este você nunca viu
Descrição do animal
De acordo com o https://marinebio.org, “os tubarões wobbegongs pintados, Orectolobus maculatus (Bonnaterre, 1788), também conhecidos como wobbegongs, atingem um comprimento máximo de 3,2 m, com o tamanho médio dos machos adultos entre 1,5-1,8 m.”
“Esses incríveis tubarões são manchados de amarelo-esverdeado ou marrom com marcas em forma de sela e O. O corpo e a cabeça são achatados e as mandíbulas projetam-se para a frente ao capturar a presa.”
“Têm 2 barbatanas dorsais, a primeira originando-se na pelve e a segunda imediatamente antes da barbatana anal. As barbatanas caudais (cauda) são curtas e as suas barbatanas peitorais e pélvicas são largas.”
“Outras espécies de wobbegongs são semelhantes na aparência, no entanto, os padrões de wobbegongs manchados são específicos para esta espécie e ajudam em sua camuflagem soberba entre os recifes no leste do Oceano Índico, ao largo de Queensland oriental e sul da Austrália, e possivelmente ao sul do Japão e o Mar da China Meridional.”
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemJovem brasileira e Marina Silva em rara troca de cartasImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesTurismo náutico é mal aproveitado no BrasilO animal está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como ‘vulnerável’.
História de vida
A mesma fonte é quem informa: “Os tubarões wobbegongs pintados, Orectolobus maculatus, são ovovivíparos. As ninhadas dos wobbegongos são grandes, em um caso até 37 filhotes nasceram de uma fêmea.”
“Durante a época de reprodução, os machos são atraídos pelas fêmeas quando elas liberam feromônios na água. Durante o acasalamento, como outras espécies, os machos mordem as fêmeas e inserem um grampo na cloaca para liberar esperma. O tamanho médio do wobbegong manchado ao nascer é de 21 cm.”