Tubarão-boca-grande é extremamente raro, animal de 5 metros foi capturado morto
Foi encontrado nas Filipinas um tubarão-boca-grande, de 5 metros de comprimento. A carcaça desse gigante foi achada por pescadores em janeiro (2015), em Marigondon, um porto em Pio Duran Albay.
Apenas 63 animais encontrados no mundo
Desde sua descoberta, em 1976, foram avistados apenas 63 animais em todo mundo. Agora, mais um será incluído nessa lista. Ainda não se sabe a causa da morte do animal mas, segundo os pescadores, ele estava sem cauda e pode ter sido vítima de enrosco em uma rede de pesca.
O tubarão-boca grande pode ter até 5,2 metros
O tubarão foi capturado acidentalmente na costa da região central das Filipinas. A espécie pode chegar a até 5,2 metros e viver por até 100 anos. Foi preciso usar um tipo de maca com cabos de aço para retirar o corpo da água. O Departamento de Pesca e Recursos Aquáticos, da província de Albay, vai abrir uma investigação para determinar a causa da morte do animal.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueTubarão-boca-grande de 500 Kg
As Filipinas é o segundo país com maior número de avistamentos do tubarão-boca-grande, perdendo apenas para o Japão. No ano passado, um tubarão-boca-grande de 500kg foi capturado vivo, pela rede de um pescador no Japão. Na ocasião, o animal foi estudado e até mesmo servido como alimento para a população. Veja vídeo abaixo:
PUBLICIDADE
Segundo o wikipedia, ” o tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios) é uma espécie extremamente rara, que habita águas profundas. Tal como o tubarão-elefante, e o tubarão-baleia, alimenta-se por filtração, nadando com a sua enorme boca aberta, filtrando a água para obter plâncton e medusas. Distingue-se por ter uma cabeça de grandes dimensões e lábios de aspecto elástico”.
“Tem geralmente uma coloração preta ou acastanhada no dorso. A cauda é assimétrica, possuindo um lobo superior longo, similar às caudas exibidas pelos tubarões do gênero Alopias”.
Assista ao raro vídeo do boca- grande no mar