❯❯ Acessar versão original

Resex de Cururupu, na costa do Maranhão

Resex de Cururupu, na costa do Maranhão

A Resex de Cururupu é uma das maiores reservas extrativistas do litoral brasileiro, com quase 190 mil hectares. É difícil conhecê-la por inteiro, não só pelo tamanho, mas também pela grande distância da costa de parte de suas áreas. Em seus domínios estão diversos rios e ilhas, entre elas a dos Lençóis, por exemplo, onde existe a maior concentração de pessoas albinas do mundo.

 

Bioma: Marinho Costeiro

Área: 186.053,87 hectares

Criação: 02 de junho de 2004

Localização: Cururupu e Serrano do Maranhão, Maranhão

Tipo: uso sustentável

Reserva Extrativista: ENTENDA

Área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Sua criação visa a proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. As populações que vivem nessas unidades possuem contrato de concessão de direito real de uso, tendo em vista que a área é de domínio público. A visitação pública é permitida.

A avifauna da Reserva Extrativista de Cururupu

Tão espetacular como o manguezal que forma a UC são os diversos tipos de aves, nativas ou migratórias, que frequentam a área. Entre as nativas, além de várias espécies de gaviões, há as garças, bem-te-vis, martim-pescadores, socós, mas, sobretudo,  os lindos Guarás.

Apesar de já terem sido dizimados por pescadores, para se tornarem iscas de peixes, atualmente parece que são deixados em paz. Foi nessa UC que vi a maior quantidade de guarás em toda a costa brasileira. A cada milha  surgia um ponto vermelho: um guará voando à frente do barco. Depois de cada curva, nas margens, uma árvore vermelha, coberta destas aves, nos lembrava as árvores de Natal.

Cururupu – um dos mais importantes centros de construção de barcos tradicionais

A elegância do Bote proa-de-risco navegando

O município de Cururupu conta ainda com um importante centro de construção de embarcações tradicionais. Sempre quis conhecer. Sou tão fã destes barcos que escrevi um livro sobre eles. Faltava a oportunidade que surgiu  com esta série de documentários. Como a Reserva Extrativista de Cururupu não tem barcos, alugamos um bote proa-de-risco, um dos muitos modelos de embarcações típicas do Maranhão.

» Expedição à Reserva, leia mais sobre a nossa visita.
Sair da versão mobile