Seychelles troca dívida pública por proteção de áreas marinhas
Reservas marinhas X dívida pública: notícias de Seychelles quase sempre associam o lugar ao destino turístico de milionários mundo afora. Mas Seychelles é mais que apenas um destino turístico. Suas 115 ilhas formam um um pequeno país insular, localizado no oceano Índico, próximo a costa africana.
Neste começo de ano o país surpreendeu pela ousadia: trocou a proteção de 30% de seu mar territorial, transformado em reservas marinhas, pelo abatimento de sua dívida pública. O Clube de Paris aceitou abater US 30 milhões de dólares em troca da criação da reserva marinha. A notícia foi publicada ontem, pelo site grist.org
Segunda maior reserva marinha do Índico
A nova área protegida tem 154.ooo milhas quadradas, cerca de 250 mil quilômetros quadrados, sendo a segunda maior reserva marinha do oceano Índico. A reserva proíbe qualquer tipo de pesca, enquanto habitats sensíveis, como os corais, serão protegidos dos danos normalmente causados pela atividade pesqueira.
Fundos de investimento e aquecimento global
Não é a primeira vez que fundos internacionais investem em áreas protegidas, diminuem, ou mesmo deixam de investir em qualquer tipo de projeto que envolva combustíveis fósseis, o grande vilão do aquecimento global. O tema é sensível, e muito visado nestes primeiros momentos pós COP 21.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueA conferência internacional do clima, realizada em dezembro, em Paris, condenou definitivamente o uso de combustíveis fósseis de modo a assegurar que a temperatura do planeta não suba mais que 1,5º graus Celsus. O resultado da conferência foi considerado “histórico” por diversos especialistas.
Em recente matéria sobre a COP 21, publicado por este site, havia a informação que
PUBLICIDADE
mais de 500 investidores institucionais, que representam cerca de USS 3,4 trilhões em ativos, retiraram suas aplicações em projetos de combustíveis fósseis
Investidores x energia limpa, aquecimento global, e áreas protegidas
Portanto, daqui para a frente vamos encontrar muitos outros exemplos de investidores favorecendo a criação de reservas, marinhas ou terrestres, pesquisa em energia limpa, e outros temas ligados ao acordo do clima de Paris, ao mesmo tempo em que abandonam, ou punem, projetos que apesar de tudo continuam a explorar os combustíveis fósseis.
Os benefícios da reestruturação da dívida serão aplicados não só na criação da reserva, mas num plano de ordenamento marinho para toda a zona exclusiva econômica do país, cujo tamanho é 3.000 vezes o tamanho da massa de terra.
Seychelles tem 80 mil habitantes e sua maior fronte de renda é o turismo.