Recursos Hídricos Mundiais: gestão insustentável dos recursos naturais pode causar graves danos às economias e sociedades
O título acima é subtítulo do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2016. O documento alerta que ‘metade da força de trabalho mundial está empregada em oito setores dependentes de recursos hídricos e naturais: agricultura, silvicultura, pesca, energia, manufatura com uso intensivo de recursos, reciclagem, construção e transporte’.
Recursos hídricos e a economia mundial
Para a ONU ‘ a gestão insustentável dos recursos hídricos e de outros recursos naturais pode causar graves danos às economias e à sociedade. Isso inverteria significativamente os benefícios conquistados duramente na redução da pobreza.
Recursos hídricos e saneamento básico: essenciais para se manter uma força de trabalho produtiva
O relatório chama a atenção para o fato de que o acesso ao fornecimento de serviços seguros e confiáveis de saneamento e de abastecimento de água potável de qualidade são essenciais para se manter uma força de trabalho saudável, treinada e produtiva.
O Brasil vai de mal a pior: 37% da água utilizada no país é desperdiçada
O tratabrasil.org informa sobre o desperdício:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueA cada 100 litros de água coletados e tratados, em média, apenas 63 litros são consumidos. Ou seja 37% da água no Brasil é perdida, seja com vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo de água, resultando no prejuízo de R$ 8 bilhões.
Coleta de esgoto no Brasil: medíocre
Ainda no tratabrasil.org:
PUBLICIDADE
Mais de 100 Milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço.
Tratamento de esgoto no Brasil: vergonha!
Diz o tratabrasil.org.br: