Peru cria Parque Nacional para proteger região amazônica
Peru cria Parque Nacional: de acordo com o ministro do Meio Ambiente do Peru, Manuel Pulgar, o país acaba de criar o Paque Nacional Serra do Divisor. A ideia é proteger este gigantesco território amazônico, vulnerável ao narcotráfico, ao desmatamento, e à mineração ilegal.
Peru cria Parque Nacional: anúncio ocorre nas vésperas da Conferência sobre o Clima da ONU em Paris
Esse anúncio ocorre nas vésperas da Conferência sobre o Clima da ONU, em Paris (COP21). Ela começa em 30 de novembro. Nela, deve ser adotado um acordo global para lutar contra a mudança climática.
Serra do Divisor é uma área de mais de 1,4 milhão de hectares
Serra do Divisor é uma área de mais de 1,4 milhão de hectares. Localizada nas regiões amazônicas de Loreto e Ucayali onde moram comunidades nativas das etnias Matsés, Asháninka, Huambisa, Isconahua, Shipibo Conibo. E outros povos indígenas em situação de isolamento voluntário.
Peru cria Parque Nacional com um ecossistema representado por 3.000 variedades de espécies vegetais e animais
O Parque Nacional tem um ecossistema representado por 3.000 variedades de espécies vegetais e animais. Muitas delas únicas no mundo, segundo o órgão Serviço de Áreas Naturais Protegidas.
A legislação peruana protege as áreas convertidas em Parque Nacional de atividades ilícitas como plantações de coca para o narcotráfico, desmatamento e mineração ilegal.
Saiba mais sobre a importância da Amazônia para o mundo
Os países amazônicos, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela têm procurado, com exceção da Venezuela Bolivariana, esse desvario que tanto agrada a mixórdia PeTralha, têm procurado trabalhar em conjunto, já que o bioma pertence a todos, não só ao Brasil como às vezes a imprensa faz pensar. Além disso, a Amazônia não é importante apenas para estes países. Seus serviços prestados são importantíssimos para todo o mundo. Não adianta um só país fazer sua parte, criando áreas de proteção, se os outros também não seguirem a mesma toada. Por isso é importante esta nova área protegida, desta vez pelo Peru.
Enquanto isso o Brasil, ó! Conheça a carta do mar sem fim à Ministra do Meio Ambiente