Peixes pênis invadem praias da Califórnia
Na verdade os peixes pênis não são peixes. Mas um tipo de verme marinho conhecido como Urechis caupo. A BBC explica: “Embora sejam um tipo de verme, eles são amplamente referidos como “peixes pênis”. Os vermes enterram-se nas profundezas da areia, mas tempestades recentes os arrancaram e Drakes Beach, cerca de 80 quilômetros ao norte de São Francisco, ficou coberta pelas criaturas.”
“Sim, o design físico do verme gordo tem algumas explicações. O peculiar formato do estalajadeiro é perfeitamente moldado para uma vida passada no subsolo”, escreveu o biólogo Ivan Parr.

Peixes pênis são fósseis com cerca de 300 milhões de anos
BBC: “Há evidências fósseis de criaturas que datam de 300 milhões de anos. Algumas vivem até 25 anos. Em uma praia, as criaturas cavam uma toca em forma de U que se estende por vários metros de comprimento. Seu apelido mais educado – verme estalajadeiro – vem desse estilo de vida subterrâneo. E dos túneis que eles criam para outros animais enquanto se enterram no subsolo. Várias outras espécies, incluindo peixes, tubarões e lontras, são predadores do peixe pênis.”
Iguaria em países como a Coréia do Sul
BBC: O peixe pênis é considerado alimento para humanos também. Urechis unicinctus, a espécie encontrada no leste da Ásia, é uma iguaria em países como a Coréia do Sul.” Não foi só a BBC que abriu espaço para a criatura. O livescience também abordou o caso. “Apesar do apelido, um “peixe pênis” não é um pênis nem um peixe. É realmente um tipo de verme marinho não segmentado, nativo apenas da costa do Pacífico, entre o sul do Oregon e a Baixa Califórnia, no México. Os infeliz apelido do verme e sua forma de linguiça são o resultado de centenas de milhões de anos de construção de tocas ao longo da praia. Desde a extremidade frontal de sua toca, o verme é predador de petiscos à beira-mar, como plâncton, bactérias e outros detritos.”
Tempestades desenterram os peixes pênis
Segundo a CNN, “As fortes tempestades que atingiram Drakes Beach, no dia de Ação de Graças, despejaram uma polegada de chuva e rajadas de vento de 75 quilômetros por hora na área, disse o biólogo Ivan Parr. Foi esta intempérie que desenterrou os vermes de suas tocas. E provocou enorme espanto entres frequentadores. Os vermes bulbosos podem viver a vida inteira no subsolo, escondidos em tocas, sob a areia molhada ao longo da costa da Califórnia. Caranguejos, amêijoas e o pequeno peixe-flecha dividem espaço com o verme. E comem a comida que ela descarta.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaA praia onde foram desenterrados
Para o https://phys.org/, “Estes vermes, que atingem cerca de 10 polegadas. Eles são hábeis em cavar tocas em praias e pântanos, usando os túneis para pegar comida. Eles são atacados por lontras, linguados, tubarões, raias, gaivotas e humanos. Estes últimos os comem como sashimi, fritos ou grelhados. A praia recebeu o nome de Francis Drake, porque se acredita que o navegador nela desembarcou em 1579 durante sua circunavegação pelo mundo.”
Fontes: https://www.bbc.com/news/world-us-canada-50779461; ttps://www.livescience.com/thousands-of-penis-fish-stranded-california.html?utm_source=Selligent&utm_medium=email&utm_campaign=11382&utm_content=20191213_LS_Essentials_Newsletter+-+adhoc+&utm_term=3019238&m_i=PnkpdxpL5IOlk5WShbFuK2C5ovNIAYNXIgH_al2zdt49VzqP8udANSyGkfy2WsuZTlt1sqoDwTWhBFa%2BljAZai1nkIoVw5FMPj; https://edition.cnn.com/2019/12/14/us/fat-innkeeper-worms-california-beach-scn-trnd/index.html; https://phys.org/news/2019-12-thousands-penis-fish-exposed-california.html.