Projeto da Assembleia Legislativa que autorizou o Governo fazer concessões à iniciativa privada está nas mãos de Alckmin para ser efetivado
Parques paulistas e a iniciativa privada: a Assembleia Legislativa do estado autorizou, em 7/06/2016, o governo a ceder, em regime de concessão por 30 anos, até 25 Parques Estaduais, e outras categorias de Unidades de Conservação, à iniciativa privada.
Se continuarem na mão do estado falido, as Unidades de Conservação vão receber esmolas!
Faz tempo que este site defende que as UCs sejam geridas em regime de concessão pela iniciativa privada. Por que? Porque além do Brasil estar falido, e os serviços públicos em frangalhos, esta não é a função precípua do estado. Se faltam investimentos em áreas prioritárias como a saúde, educação, ou segurança, o que o meio ambiente pode esperar? Se depender do estado, como tem sido, esmolas!
Parques paulistas e a iniciativa privada: projeto é bom, mas seria melhor se o Gov. Alckmin desse mais valor ao Meio Ambiente
O projeto aprovado está tramitando há três anos, só não avançou antes por falta de iniciativa do governo do estado. Não foram poucos os ambientalistas com vasta experiência que procuraram aprimora-lo, sem sucesso, durante este período. Suas sugestões não foram ouvidas.
Alckmin está para o meio ambiente, como o PT para a democracia. Para o governador paulista as questões de meio ambiente não merecem prioridade, são um ‘picolé de chuchu’, expressão criada para definir o próprio, que o dicionário informal traduz como ‘algo sem graça, sem gosto’. Assim parece que Alckmin vê o meio ambiente: ‘sem graça, sem gosto’. Porquê a demora para sanciona-lo?
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemParque eólico, ‘síndrome das turbinas’, e pesadelo no litoralJovem brasileira e Marina Silva em rara troca de cartasImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesGanha um doce quem souber o nome do Secretário/a de Meio Ambiente de São Paulo
Outro dia destes, pensando no assunto, o Mar Sem Fim se deu conta que sequer sabia o nome de quem ocupa a Secretaria de Meio Ambiente. Culpa do Mar Sem Fim? Ou de quem está na pasta, demonstrando não saber ocupar espaços, uma vez que o tema é de relevância mundial, especialmente para um estado que quase ficou sem água, em parte pelas mudanças climáticas; e que agora enfrenta tufões, no interior, pelo mesmo motivo?
Alguém aí, sabe dizer quem é nosso Secretário/a de Meio Ambiente? Não vale googlar…
PUBLICIDADE
Google informa: é Patricia Faga Iglecias Lemos
Patricia é Professora Associada da Faculdade de Direito, e orientadora do Programa de Ciência Ambiental, da Universidade de Direito, da USP.
Prováveis problemas de um projeto que evitou sugestões
O projeto, com imperfeições, corre o risco de ter retardado o seu processo de implantação. Quando isso acontecer, apostam os que não participaram, haverá conflitos. É o que sempre ocorre nestes casos. E isso vai atrasar o sucesso que poderia alcançar.
Leia também
Ilha da Queimada Grande, ou Ilha das Cobras, e a ameaçada Jararaca-ilhoaPiauí, o ‘pole position’ na destruição da Mata AtlânticaGestão da APA de Ilha Comprida e a omissão da Fundação FlorestalIncapacidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de abrir um diálogo
Deixando de lado opiniões de especialistas, o projeto paulista perde a oportunidade de ser referência nacional. E o que mais precisamos neste momento de flagelo, de absoluto descrédito político, são os bons exemplos.
Os brasileiros mal sabem o que é uma Unidade de Conservação
Acabei de fazer uma série de documentários para a TV Cultura, cujo objetivo foi focalizar as poucas 59 UCs federais do bioma marinho. Em quase todas, abertas à população, eu perguntava aos turistas se sabiam que estavam visitando uma UC. A resposta era não! Sua ignorância vem do fato que as Unidades não têm investimentos sequer para cumprirem um de seus principais objetivos: a educação ambiental.
Quem é contra, e quem é a favor, dos Parques estaduais e a iniciativa privada
Em geral os ambientalista são favoráveis, a não ser os que ainda acreditam nas falácias da esquerda festiva, que não se cansa de empurrar o Brasil para o buraco.
Camuflados no meio ambientalista, ainda há antas com este entendimento atrasado, ou cínico, à la Lula-lá. São os mesmos que fingem não acreditar na gigantesca roubalheira em que o PT, e seu bando de gangsters, nos meteu.
Chororô dos que querem o ‘controle social’, jargão dos PeTralhas para perpetuarem seu projeto de poder
Não poderia deixar de ter chororô. Entre eles, o deputado PeTralha, José Zico Prado; o do PSOL, Carlos Giannazi; e ONGs sem grande expressão. Eles se agarram ao tal ‘controle social’. Queriam mais ‘controle social’ sobre o projeto, e sua implantação. O mesmo ‘controle social’ que o PT propõe para a imprensa, e que só tem serventia para solapar a democracia, tal qual fizeram os bolivarianos que destruíram a Venezuela.
Ainda sem a canetada do governador e já começou a confusão
Como apostavam, dois dias depois de aprovada a lei que determina as concessões, 9/6/2106, o deputado Carlos Giannazi protocolou ação junto ao Ministério Público para questionar o “cerceamento no uso das áreas públicas pelos cidadãos paulistas, a destruição do patrimônio ambiental e a exploração madeireira em áreas de conservação.” O imbróglio mal começou…
PUBLICIDADE
O Mar Sem Fim sente falta:
Este site sente falta de estarem na mesma lista os Parques Estaduais da Laje de Santos, e o da ilha Anchieta; a Estação Ecológica Juréia- Itatins; e a APA Cananéia- Iguape- Peruíbe, todos com enorme beleza, proximidade de grandes centros, facilidade de acesso, e estrutura hoteleira regular, condições essenciais para o sucesso da visitação pública. Ainda assim, estas unidades, e diversas outras, também receberão mais recursos quando o projeto estiver em prática. A ideia é repassar recursos daquelas que terão as PPPs, para as que não estão contempladas.
A lista dos Parques Estaduais, e outras UCs, que poderão ser geridos pela iniciativa privada
1. PE Campos do Jordão
2. PE Cantareira
3. PE Intervales
4. PE Turístico do Alto Ribeira
5. PE Caverna do Diabo
6. PE Serra do Mar (núcleo Santa Virgínia)
PUBLICIDADE
7. PE Serra do Mar (núcleo São Paulo)
8. PE Jaraguá
9. PE Carlos Botelho
10. PE Morro do Diabo
11. PE Ilha do Cardoso
12. PE de Ilhabela
13. PE Alberto Löfgren
PUBLICIDADE
14. Caminho do Mar
15. Estação Experimental de Araraquara
16. Estação Experimental de Assis
17. Estação Experimental de Itapeva
18. Estação Experimental de Mogi Guaçu
19. Estação Experimental de Itirapina
20. Floresta Estadual de Águas de Santa Bárbara
PUBLICIDADE
21. Floresta Estadual de Angatuba
22. Floresta Estadual de Batatais
23. Floresta Estadual de Cajuru
24. Floresta Estadual de Pederneiras
25. Floresta Estadual de Piraju