Parque Estadual da Laje de Santos, sucesso que atrai milhares de mergulhadores de observação
O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do País, devido à grande visibilidade que pode alcançar de até 35 metros nos melhores dias. Um mergulho na Laje de Santos é extremamente colorido, cheio de vida e com uma água muito limpa e cristalina.
Características da Unidade de Conservação
Área: 5000 hectares
Bioma: Costões Rochosos e Formações Coralíneas
Município: Santos
Criação: 27 de setembro de 1993
Visitação: R$ 12,00 por pessoa
Parque Estadual Marinho da Laje de Santos
Em agosto, e início de setembro (2014), visitei a Laje de Santos. Na viagem para a Laje estavam a bordo o Chefe da UC, José Edmilson Mello Jr, mais conhecido como Junior, acompanhado pelo biólogo Felipe Augusto, ambos funcionários da Fundação Florestal de São Paulo. Infelizmente não foi o dia ideal. O mar estava agitado em razão de recente frente fria. Em vez dos habituais 25 metros de visibilidade encontrei apenas seis, sete, metros. Mesmo assim no mergulho que fiz, e filmei, foi possível mostrar tartarugas, cobras marinhas, e vários tipos de peixes entre eles o badejo, o peixe-anjo, peixe-palhaço, e dezenas de outros.
O Parque é aberto para visitação e constitui um local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científicas, proporcionando contato direto com os diferentes ecossistemas que ainda podem ser conhecidos e compreendidos.
Os mergulhadores que vão para a Laje quase todos os fins de semana (de 4 a 5 mil por ano) pagam uma taxa que é revertida para a ajuda da manutenção da própria UC estadual. É isto que defendo, junto com ambientalistas bem informados, para os dois parques federais já visitados e os demais que ainda o serão.