Lixo no mar de Salvador: ONG coleta 292 kg de lixo depois do Carnaval
Lixo no mar de Salvador: latinhas de cerveja, garrafas PET, pedaços de abadás, espetinhos, preservativos, absorventes, estojos de maquiagem… A lista de resíduos recolhidos pelo Projeto Fundo Limpo no mar da Barra, em Salvador, após o feriado de Carnaval é extensa.
Lixo no mar de Salvador
Na quinta-feira, enquanto muita gente ainda estava curtindo a ressaca da folia, 33 mergulhadores voluntários –acompanhados por seis bombeiros e três salva-vidas – foram para o fundo do oceano recolher o lixo dos foliões menos conscientes. Pelo visto eles são muitos: em 3h30 de mergulho a ONG coletou 292 kg de resíduos nas águas das quatro praias que banham o mar da Barra.
Lixo no mar de Salvador: montante é menor que o do Carnaval 2013
O montante é menor do que o do Carnaval 2013. Neste ano o projeto tirou da água 915 kg de lixo. No entanto, a quantidade de resíduos quase duplicou: foram coletados 2.162 objetos, contra 1.284 no ano passado.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemTaxa de aquecimento dos oceanos quadruplicou em 40 anosBenefícios Ambientais dos Jogos de Azar OnlineCondomínio em falésia na Bahia com elevador panorâmicoLis Braga, diretora de Comunicação do Projeto Fundo Limpo, declarou:
Esperávamos um saldo positivo e ele não veio. É um resultado bastante preocupante. Afinal, não existe mais a falta de informação
PUBLICIDADE
Ela atribui o aumento da quantidade de resíduos jogados no mar a um novo hábito observado nos foliões da Bahia: o de ir beber cerveja dentro da água e deixar a latinha por lá.
Latas de bebidas
As latas de bebidas – sobretudo alcóolicas – foram o terceiro tipo de lixo mais encontrado no fundo do mar no período de Carnaval. Perderam apenas para objetos plásticos e de madeira – principalmente garrafas PET e espetinhos de churrasco. A quantidade de absorventes, peças de roupa e preservativos (novos e usados) também chamou a atenção dos mergulhadores.
Leia também
Litoral Paulista Ganha Representação no Conselho Estadual de Mudanças ClimáticasAbaixo-assinado por saneamento em Ubatuba e denúncia ao MPFCondomínio nos Lençóis Maranhenses é denunciado na UnescoPara ter certeza de que todo o lixo coletado era ressaca do Carnaval, um dia antes do início dos eventos carnavalescos em Salvador, a equipe do Projeto Fundo Limpo mergulhou para limpar o mar da Barra. Tirou da água 422,3 kg de resíduos. Até o fim do ano, a ONG ainda realizará outras duas limpezas nas quatro praias da região: uma no período do inverno e outra durante o Clean Up Day, em setembro.
O Mar Sem Fim pede:
Espalhe, vamos copiar o exemplo!
Fonte: Planeta Sustentável Abril.
Argentina vai proteger seus mares. Nem assim o Brasil se toca