O maior peixe de água doce já documentado
Segundo a BBC, Uma arraia de 300 kg capturada no rio Mekong, no Camboja, é o maior peixe de água doce já documentado. Ela derrubou o recordista anterior, um bagre gigante do Mekong de 293 kg capturado na Tailândia em 2005. Entretanto, não há registro oficial ou banco de dados dos maiores peixes de água doce do mundo. No Brasil, ao que parece, o maior é o pirarucu que pode atingir até 200 kg.
Maior peixe em 20 anos
Imediatamente, Zeb Hogan, biólogo que lidera a Wonders of the Mekong, uma agência da USAID, declarou à BBC “Em 20 anos pesquisando peixes gigantes em rios e lagos em seis continentes, este é o maior de água doce que encontramos que, igualmente, foi documentado em qualquer lugar do mundo.
Da mesma forma, “encontrar e documentar este peixe é notável e um raro sinal positivo de esperança, ainda mais porque ocorreu no Mekong, um rio que atualmente enfrenta muitos desafios”, disse Hogan, que também é professor da Universidade de Nevada.
O rio Mekong
Definitivamente, ele passa por uma região enorme e muito pobre: flui do planalto tibetano através da China, Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã, mas, apesar da pobreza, é ainda um rio de grande biodiversidade.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaE é para não perdê-la que foi criado o projeto de conservação que trabalha com a Administração de Pesca do Camboja para estabelecer uma rede que alerte os pesquisadores se forem capturados peixes gigantes bem como ameaçados de extinção.
Dessa forma, funcionou. Assim, na noite de 13 de junho, um pescador da ilha de Koh Preah ligou para dizer que havia capturado uma arraia “muito grande” – com 3,98 m de comprimento e 2,2 m de largura.
PUBLICIDADE
Em seguida, depois de receber uma etiqueta acústica para rastrear seu movimento futuro, a arraia foi lançada de volta ao rio. Ela desapareceu nas águas lamacentas do Mekong ao anoitecer.
“A descoberta da arraia, entretanto, é evidência de que o mundo natural ainda pode produzir novas e extraordinárias descobertas. E que muitas das maiores criaturas aquáticas permanecem lamentavelmente pouco estudadas”, disse Hogan.
Leia também
Conheça o raro peixe regaleco, o ‘peixe do Apocalipse’Contaminação de tubarões por cocaína, RJ, choca a mídia estrangeiraSegredo da longevidade do tubarão da Groenlândia é descobertoA arraia gigante de água doce é uma espécie em extinção. Esta é a segunda arraia gigante examinada pela equipe desde maio – a anterior pesava 181kg.
“Quando encontramos peixes enormes isso significa que o ambiente ainda é saudável, ao contrário do que vimos em lugares como o rio Yantgze, onde os cientistas relataram a extinção de várias espécies”, disse Hogan.