Novo Código Polar é desenvolvido para evitar degradação
Código Polar: essa é pra você que está pensando em navegar para o Ártico ou Antártica. Novo Código Polar é desenvolvido para navios e barcos.
A Organização Marítima Internacional (IMO) está desenvolvendo um projeto obrigatório que leva o nome de Código Internacional de Segurança para navios que operam em águas polares.
O novo código vai cobrir toda a gama de questões: do design, construção, equipamento, funcionamento, treinamento, busca, salvamento e proteção ambiental.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueObjetivos do Código Polar
O objetivo é a segurança dos navios que operam nas zonas polares. Além da proteção dos ambientes ao redor dos polos. Estas regiões têm sido motivo de preocupação para a IMO.
Tendências indicam que o transporte polar, incluindo visitas a lazer por navios e iates de passageiros, devem crescer nos próximos anos. Com isso a segurança da vida no mar ou a sustentabilidade dos ambientes precisam ser mantidos.
PUBLICIDADE
Os riscos nas regiões polares
Barcos e iates que operam no Ártico e na Antártica estão expostos a uma série de riscos. O mau tempo e a relativa falta de bons mapas, sistemas de comunicação e outras ajudas à navegação representam desafios. O afastamento das áreas faz com que as operações de resgate sejam difíceis e caras. Outro ponto é que as baixas temperaturas podem reduzir a eficácia de vários componentes do navio, que vão desde máquinas de convés até os equipamento de emergência. O Mar Sem Fim sabe bem o que é isso.
Os porquês do Código Polar
O Código Polar foi criado para exigir que os navios e barcos que pretendem operar nas águas definidas da Antártica e do Ártico se inscrevam para retirar um certificado polar de navegação.
Leia também
Leões marinhos ajudam cientistas a mapear o fundo dos oceanosGeleiras do Alasca perdem 50 mil galões de água por segundoSexo entre pinguins continua a escandalizar até hojeA emissão do certificado exigirá uma avaliação, tendo em conta a gama prevista de condições de funcionamento e perigos daquelas águas. Ele deverá incluir planos, procedimentos e equipamentos de segurança adicionais necessários para prevenir os incidentes.
Manual Operacional de Água Polar
Barcos e iates terão que levar um Manual Operacional de Água Polar. Este documento irá fornecer informações suficientes sobre suas capacidades e limitações operacionais. Ao desenvolver um plano para viagens a áreas remotas, a atenção especial deve ser dada à natureza ambiental da área de operação, os recursos limitados, e informações de navegação.