Nova espécie de golfinho descoberta na Amazônia
Em artigo publicado na revista PLoS One, cientistas liderados por Tomas Hrbek, da Universidade Federal do Amazonas do Brasil, descrevem formalmente o ‘Inia Araguaiaensis’, uma nova espécie de golfinho que habita a bacia do Rio Araguaia. É o primeiro boto de água doce descoberto desde 1918.

Nova espécie de golfinho isolado por quedas d’água
A descoberta aconteceu depois que Hrbek e seus colegas notaram que um grupo de golfinhos do rio Araguaia foi isolado de outros por uma série de corredeiras. Análises genéticas demonstraram que o boto (Inia Araguaiaensis) é muito diferente de outros da Amazônia. O suficiente para ser classificado como uma nova espécie .
A espécie e suas diferenças
As diferenças entre o boto do Araguaia e seus parentes próximos, o golfinho do rio boliviano Inia, vão além da genética. A nova espécie é menor, tem um número diferente de dentes; o crânio é mais amplo. Há no mundo cerca de 40 tipos de golfinhos, e muitos deles ameaçados de extinção.
No Brasil, uma das espécies mais ameaçadas são as Toninhas.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaAmeaças à nova espécie
Mas não se iluda, a nova espécie já está ameaçada. Eles enfrentam riscos de projetos hidrelétricos, poluição das áreas urbanas, e as de agricultura, tráfego de barcos e pesca acidental. Além disso sua população é bastante baixa. Aparentemente, o número é estimado em cerca de 1.000 indivíduos.
Segundo os responsáveis,
PUBLICIDADE
As populações de médio e alto rio Tocantins são fragmentados por seis usinas hidrelétricas, não incluindo a barragem de Tucuruí, e é provável que tenham muito poucos indivíduos.
Para os cientistas,
a bacia do Rio Araguaia tem registrado forte pressão antrópica através de atividades agrícolas e pecuárias, e a construção de hidrelétricas. E todos estes aspectos têm tido efeitos negativos sobre a biodiversidade local
Fonte: news.mongabay.com