Navio vomita lixo no mar, mais uma vez, agora um cargueiro estrangeiro faz descarte irregular no porto de Santos!
Navio vomita lixo no mar, mais uma vez. O descarte aconteceu dia 10 de Janeiro, por um cargueiro que aguardava sua vez para atracar no maior porto do Brasil. As autoridades ainda não sabem exatamente de que se trata. A suspeita é fertilizante. E foi muito grande, o descarte alcança área equivalente a mais de 200 campos de futebol, abrangendo quatro cidades do litoral de São Paulo! A mancha foi localizada por uma lancha da Receita Federal que fazia o patrulhamento na área. Imediatamente, foi contatado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Este, mobilizou a Marinha do Brasil e a Polícia Federal porque.
Navio vomita lixo no mar, desta vez na porta de casa!
Veja-se a cara-de-pau do comandante do cargueiro. E se não for descarte, mas acidente, continua o adjetivo porque a obrigação do comandante seria avisar a Capitania de Santos no ato. Um descarte deste pode ser gravíssimo dependendo da substância. O pessoal do Ibama verificou que havia material particulado no descarte, e também o odor característico na água. Foram colhidas amostras para exames. A agente ambiental Federal Ana Angélica Alabarce, do núcleo de emergências do Ibama no litoral declarou:
Desconfiamos que trata-se de descarte de resíduos de porão do navio. Se confirmado, isso é um caso grave de crime, que pode acarretar grandes multas aos responsáveis
Atravessando a mancha de poluição
Alabarce contou que as equipes levaram cerca de 10 minutos, em baixa velocidade no mar, para atravessar a mancha a quase 10 quilômetros das praias da região. Pelas coordenadas registradas, estima-se que o material tenha se espalhado por área aproximada de dois quilômetros quadrados entre as cidades de Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande. Ana Angélica, que fará uma vistoria a bordo do cargueiro disse que “Inicialmente, suspeitamos que o descarte tenha ocorrido de um navio de fertilizantes que vai carregar o produto no Porto de Santos. Entretanto, não podemos eliminar a hipótese de que outro navio tenha feito isso e o material levado pela corrente marítima.”
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemDepravação moral da Câmara de Vereadores de UbatubaPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoO Mar Sem Fim já cansou de denunciar a execrável moda de navios, sejam cargueiros, graneleiros, ou os enormes navios de passageiros, ‘os donos’ do mar, que têm o péssimo hábito de vomitarem suas entranhas em águas brasileiras, mesmo ao largo de uma unidade de conservação de proteção integral. Já fizemos matérias provando o descarte com filmes! Mas mesmo assim a situação persiste. Abra o olho se fizer um cruzeiro, escolha bem a companhia, e ainda assim, a bordo, fique atento e com seu celular/câmera de filmar na mão.
Navio tem bandeira da República de Chipre
O navio suspeito tem bandeira da República de Chipre. Ele foi impedido de atracar enquanto a operação de fiscalização continuava na Barra de Santos. “Não podemos deixar de lado, também, a hipótese de algum vazamento involuntário, que é tão grave quanto o descarte irregular de qualquer substância não autorizada no oceano. Por isso, a análise das amostras colhidas é essencial para podermos esclarecer o que é e de onde realmente veio”, complementa a agente do Ibama.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2019/01/11/substancia-despejada-por-navio-no-mar-se-espalha-por-quatro-cidades-no-litoral-de-sp.ghtml;
A manipulação do Oceanos minimizaria as consequências do aquecimento global?