Museus subaquáticos, conheça alguns pelo mundo
Desde que Júlio Verne lançou 20 mil léguas submarinas, o homem sonha em explorar e viver debaixo d’água. Desde então, de tempos em tempos, surgem novidades. Já mostramos uma fazenda submarina na Ligúria, Itália. Também comentamos que nos anos 60 Jacques Cousteau esteve envolvido com um conjunto de três projetos para construir “cidades” submarinas. Os projetos receberam os nomes Precontinent I, II, e III. De maneira idêntica, apresentamos o único habitat subaquático permanente, o Aquarius Reef Base, instalação de pesquisa nas Ilhas Virgens, mantido pela Universidade Internacional da Flórida. Mas, museus subaquáticos, você conhecia?
Conheça alguns dos mais famosos museus submarinos do mundo
O primeiro deles na costa de Granada, Caribe, é o Molinere Underwater Sculpture Park. Ele surgiu em 2006 por obra de Jason deCaires Taylor, escultor britânico nascido em 1974. Taylor é conservacionista marinho, fotógrafo e instrutor de mergulho.
Ele ficou mais conhecido por instalar esculturas submarinas para atuarem como recifes de corais artificiais. Taylor ganhou quatro recordes mundiais do Guinness, um dos quais, em fevereiro de 2021, por criar o maior número de obras de arte submarinas do mundo.
Em 2022 a icônica National Geographic publicou uma reportagem onde explica que o Molinere Underwater Sculpture Park foi criado após a devastação causada pelo furacão Ivan, dois anos antes. ‘O parque de esculturas foi o primeiro do “eco-artista” britânico que queria usar esculturas contemporâneas para os corais se agarrarem e crescerem novamente.’
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemLa Niña chegou, saiba o que isso significaEducação climática nos currículos escolares a partir de 20252024: O Ano Mais Quente em 125 Mil Anos‘Existem agora 75 obras vivificantes de vários artistas espalhadas pelo local de 8.600 pés quadrados, a maioria delas feitas de cimento com pH neutro para minimizar o impacto na água.’
O projeto alcançou tamanho sucesso que Taylor foi contratado para criar outros mundo afora tornando-se, se não o único, o mais famoso e badalado criador de museus subaquáticos.
PUBLICIDADE
Assista ao vídeo do Molinere Underwater Sculpture Park
Museu de Arte Subaquática, Townsville, Austrália
O Museu de Arte Subaquática, na costa de Townsville, MOUA, é o único do Hemisfério Sul. Ao compartilhar as histórias da Grande Barreira de Corais e do povo aborígene, o museu espera inspirar a conservação dos recifes e ajudar a preservar esta maravilha natural.
Leia também
Projeto Ocean of Things, o futuro da exploração marinhaLaboratório subaquático em 3D para estudar os oceanosData Centers Submersos: A Revolução Tecnológica que Abraça os OceanosMais importante: o MOUA é uma série de instalações e esculturas dentro do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais, o que por si só é uma imensa e espetacular obra de arte da natureza, ainda que seriamente ameaçada pelo aquecimento do planeta.
O site do MOUA explica que ‘o museu é mais uma obra de Jason deCaires Taylor. Combina ciência marinha, jardinagem de corais e arte e arquitetura ambiental para oferecer uma nova perspectiva sobre a Grande Barreira de Corais e sua ecologia.
Museu submarino de Canes, França
O site da instituição assim as apresenta: Com dois metros de altura e aproximadamente dez toneladas cada, as seis estátuas que compõem o museu foram confeccionadas com material marinho ecológico e com pH neutro, proporcionando refúgio à vida subaquática. Estas obras, que exigiram um trabalho longo e minucioso, formarão recifes artificiais, promovendo assim a biodiversidade.’
‘As esculturas evoluirão ao longo do tempo, ficando cobertas por algas, conchas e fauna bentônica, tornando-se parte integrante do ecossistema local. A sua textura áspera permite que as larvas se agarrem a elas e prosperem, enquanto os cantos e recantos servirão de refúgio para peixes e crustáceos.’
O museu, criado em 2021, fica na costa sul da ilha de Sainte-Marguerite, próxima à Baía de Cannes, a uma distância que varia de 84 a 132 metros da costa, e a uma profundidade de 3 a 5 metros.
Assista ao vídeo, Naissance d’un musée à Cannes
PUBLICIDADE
Museu Subaquático De Arte (MUSA), México
E para encerrar este post, vamos conhecer o museu de Cancun, criado em 2009 e, desde então, vem recebendo cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos, segundo o dicasdecancun.com.br.
A mesma fonte diz ainda que ‘o Museu Subaquático de Arte reserva mais de 500 esculturas localizadas entre 3 a 6 metros de profundidade. As instalações, por exemplo, ocupam uma área de, aproximadamente, 420m² e pesam mais de 200 toneladas. Toda essa área é dividida em galerias com esculturas expostas no MUSA.
Como os outros, a ideia de fazer este museu surgiu para preservar os recifes de corais que estavam sendo degradados com as visitas dos turistas. Com isso, nasceu o MUSA, nos quais as esculturas expostas embaixo d’água são feitas de um material que ajuda na proliferação dos corais que se prendem às obras de arte.
Antes de encerrar saiba que, na opinião de especialistas como Sylvia Earle, considerada uma das maiores autoridades sobre os oceanos, o ‘maior problema é a ignorância’ (do público). Portanto, qualquer ação que chame a atenção para os oceanos é bem-vinda. Foi por acreditar na Sylvia que abrimos este site e nos dedicamos a disseminar informação confiável.