❯❯ Acessar versão original

Mundo escondido embaixo da Antártica

Mundo escondido embaixo da Antártica

Sob 800 metros de gelo é descoberto um mundo escondido embaixo da Antártica: um lago com um milhão de anos.

Sabe-se que Antártica é muito mais do que gelo. Embora 98% do continente seja coberto por água congelada, há muito a descobrir embaixo da enorme calota de neve.

Mundo escondido embaixo da Antártica

Três estudos recentes, dedicados a analisar as particularidades da Antártica, têm revelado grandes surpresas. Localizado sob o gelo espesso, com mais de 800 metros, há um espaço com rios formados por água doce e salgada.

Um artigo publicado pela revista Geology defende que essas águas são originárias de um período mais quente da Terra. A  origem foi o derretimento  da camada de geleira mais baixa, próxima do centro do planeta.

PUBLICIDADE

E deixou uma grande curiosidade nos cientistas: que espécie, ou espécies de vida, este até então segredo nos reserva? Sim, pode haver muitas espécies ainda não conhecidas neste ‘novo mundo’. E isso é só um começo. Com os avanços da tecnologia e dos estudos na Antártica, ainda há muito a ser conhecido.

20,7°C, outra surpresa na Antártica: recorde de calor!

Eagle Island fica a cerca de 40 quilômetros da Base Esperanza, da Argentina. Está bem próxima também da Ilha Marambio, na Península Antártica. Na base em Marambio, pesquisadores brasileiros mediram a maior temperatura já registrada na história da Antártica, em 9 de fevereiro de 2020. Data em que os termômetros bateram 20,7°C.

O maior iceberg do mundo, que ruma para mar aberto, e as altas temperaturas

O ano de 2020 começou enviando sinais de quanto a crise climática avança a passos largos. Janeiro foi o mês mais quente já registrado na história. A Antártica bateu recorde de temperatura.

E a temperatura dos oceanos é a maior da história. Não deu outra, o maior iceberg do mundo acelerou seu movimento. Agora, ele está cada vez mais próximo de chegar a mar aberto.

Enquanto isso, o Ártico derrete polvilhado por microplásticos em mais uma amostra significativa de como o ser humano é capaz de interferir  no clima do planeta.

É urgente repensar nosso estilo de vida.

Fonte: The Independent

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

Sair da versão mobile