Mundo escondido embaixo da Antártica
Sob 800 metros de gelo é descoberto um mundo escondido embaixo da Antártica: um lago com um milhão de anos.
Sabe-se que Antártica é muito mais do que gelo. Embora 98% do continente seja coberto por água congelada, há muito a descobrir embaixo da enorme calota de neve.
Mundo escondido embaixo da Antártica
Três estudos recentes, dedicados a analisar as particularidades da Antártica, têm revelado grandes surpresas. Localizado sob o gelo espesso, com mais de 800 metros, há um espaço com rios formados por água doce e salgada.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueUm artigo publicado pela revista Geology defende que essas águas são originárias de um período mais quente da Terra. A origem foi o derretimento da camada de geleira mais baixa, próxima do centro do planeta.
PUBLICIDADE
E deixou uma grande curiosidade nos cientistas: que espécie, ou espécies de vida, este até então segredo nos reserva? Sim, pode haver muitas espécies ainda não conhecidas neste ‘novo mundo’. E isso é só um começo. Com os avanços da tecnologia e dos estudos na Antártica, ainda há muito a ser conhecido.
20,7°C, outra surpresa na Antártica: recorde de calor!
Eagle Island fica a cerca de 40 quilômetros da Base Esperanza, da Argentina. Está bem próxima também da Ilha Marambio, na Península Antártica. Na base em Marambio, pesquisadores brasileiros mediram a maior temperatura já registrada na história da Antártica, em 9 de fevereiro de 2020. Data em que os termômetros bateram 20,7°C.
Leia também
Geleiras do Alasca perdem 50 mil galões de água por segundoSexo entre pinguins continua a escandalizar até hojeMudanças climáticas: Ameaças de tsunami podem mudar as tendências de navegação no AlascaO maior iceberg do mundo, que ruma para mar aberto, e as altas temperaturas
O ano de 2020 começou enviando sinais de quanto a crise climática avança a passos largos. Janeiro foi o mês mais quente já registrado na história. A Antártica bateu recorde de temperatura.
E a temperatura dos oceanos é a maior da história. Não deu outra, o maior iceberg do mundo acelerou seu movimento. Agora, ele está cada vez mais próximo de chegar a mar aberto.
Enquanto isso, o Ártico derrete polvilhado por microplásticos em mais uma amostra significativa de como o ser humano é capaz de interferir no clima do planeta.
É urgente repensar nosso estilo de vida.
Fonte: The Independent