Mundo escondido embaixo da Antártica
Sob 800 metros de gelo é descoberto um mundo escondido embaixo da Antártica: um lago com um milhão de anos.
Sabe-se que Antártica é muito mais do que gelo. Embora 98% do continente seja coberto por água congelada, há muito a descobrir embaixo da enorme calota de neve.
Mundo escondido embaixo da Antártica
Três estudos recentes, dedicados a analisar as particularidades da Antártica, têm revelado grandes surpresas. Localizado sob o gelo espesso, com mais de 800 metros, há um espaço com rios formados por água doce e salgada.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaUm artigo publicado pela revista Geology defende que essas águas são originárias de um período mais quente da Terra. A origem foi o derretimento da camada de geleira mais baixa, próxima do centro do planeta.
PUBLICIDADE
E deixou uma grande curiosidade nos cientistas: que espécie, ou espécies de vida, este até então segredo nos reserva? Sim, pode haver muitas espécies ainda não conhecidas neste ‘novo mundo’. E isso é só um começo. Com os avanços da tecnologia e dos estudos na Antártica, ainda há muito a ser conhecido.
20,7°C, outra surpresa na Antártica: recorde de calor!
Eagle Island fica a cerca de 40 quilômetros da Base Esperanza, da Argentina. Está bem próxima também da Ilha Marambio, na Península Antártica. Na base em Marambio, pesquisadores brasileiros mediram a maior temperatura já registrada na história da Antártica, em 9 de fevereiro de 2020. Data em que os termômetros bateram 20,7°C.
Leia também
Como a música clássica salvou milhares de belugas no ÁrticoAquecimento global promove ‘mudanças abruptas na Antártica’Arrastões devastam o krill na Antártica em nome da aquiculturaO maior iceberg do mundo, que ruma para mar aberto, e as altas temperaturas
O ano de 2020 começou enviando sinais de quanto a crise climática avança a passos largos. Janeiro foi o mês mais quente já registrado na história. A Antártica bateu recorde de temperatura.
E a temperatura dos oceanos é a maior da história. Não deu outra, o maior iceberg do mundo acelerou seu movimento. Agora, ele está cada vez mais próximo de chegar a mar aberto.
Enquanto isso, o Ártico derrete polvilhado por microplásticos em mais uma amostra significativa de como o ser humano é capaz de interferir no clima do planeta.
É urgente repensar nosso estilo de vida.
Fonte: The Independent