❯❯ Acessar versão original

Morte de baleias, Nasa, e tempestades solares

Morte de baleias e golfinhos pode estar relacionada a tempestades solares, avisa a NASA

Um mistério de longa data entre os biólogos marinhos: afinal, qual é  o motivo da morte de baleias saudáveis, e golfinhos, coletivamente conhecidos como cetáceos? Muitos acabam  encalhados ao longo de áreas costeiras em todo o mundo. Poderiam as tempestades solares severas, que afetam campos magnéticos da terra, confundir suas bússolas internas e fazê-los perder sua rota?

Assim começa a matéria publicada no site da NASA em 2 de fevereiro de 2017.
 imagem de baleias mortas em praia
Foto: UOL

Relação entre tempestades solares e morte de baleias

Para começar, os cientistas informam que os cetáceos se orientam utilizando os campos magnéticos da Terra. Não são os únicos, alguns pássaros e, possivelmente, tartarugas marinhas também o fazem. Assim, anomalias magnéticas poderiam ser  uma  das responsáveis pelo encalhe de centenas desses animais ao mesmo tempo.

Investigação vai desvendar se tempestades solares são a causa da morte de baleias

Ao todo, três instituições participam da pesquisa, a Goddard Space Flight Center; o Bureau of Ocean Energy Management (BOEM) e o Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (IFAW).

Uma equipe do Goddard Space Flight Center analisará as bases de dados espaço-temporais da Nasa relativos a tempestades solares, ao mesmo tempo em que verificam dados sobre o encalhe de animais coletados pelo Bureau of Ocean Energy Management (BOEM), assim como pelo Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (IFAW).

Desse modo, talvez a grande dúvida poderá ser respondida. Caso a hipótese seja provada, os cientistas avisarão as regiões mais propícias a receberem estes fenômenos, em outras palavras, a Nova Zelândia, Austrália, costa da Grã-Bretanha, e  Cape Cod, Massachusetts, EUA.

Entre os mamíferos marinhos, os mais ameaçados são as baleias. Enquanto países como o Japão, Noruega e Islândia, persistem na caça anual aos animais, ambientalistas tentam criar um santuário de baleias no Atlântico Sul, sem, entretanto, êxito até agora.

(Foto de abertura: O Globo)

Situação da Pesca e Aquicultura Mundial, relatório da FAO de 2021

Sair da versão mobile