Site Mar Sem Fim: 2 milhões de visualizações em novembro, e volta da série na TV Cultura
A alegria aqui na minha trincheira é contagiante. Uma mistura de felicidade, orgulho, senso de dever cumprido, e muita gratidão. Jamais esperávamos alcançar tão vasta parcela de público em meio à fragmentação da mídia, e à concorrência de centenas de sites ambientais, e milhares de notícias ambientais, fantasiosas ou não, que invadem as redes sociais. Em novembro, para nossa surpresa, o Google Analytics assinalou mais um recorde para este site: batemos na casa dos dois milhões de visitas! Site Mar Sem Fim, recorde de audiência e novidades.
Site Mar Sem Fim, recorde de audiência e novidades
É chegado o momento de apresentar a você que nos acompanha, nosso ‘exército de Brancaleone’. A equipe é formada por três pessoas: Caio Hodos cuida da parte técnica, da programação de nossos posts nas redes sociais, e da produção de memes sobre os posts para publicação no Instagram.
Regina Dalva Faria, trabalha comigo há mais de 30 anos, desde quando dirigia a rádio Eldorado. Quando saí, ela saiu comigo. Regina cuida de meus compromissos, ajuda a manter minha casa em ordem, produziu os programas da série Mar Sem Fim na TV, corrige cada post publicado, e ainda faz sugestões sobre outros.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroE, eu, que pesquiso e escrevo o dia todo. Três pessoas, num campo tão competitivo como este, atingirem dois milhões de pessoas é algo para se comemorar.
Não aplaudam, nem agradeçam
Quem tem que agradecer somos nós. Não fosse você, estaríamos à míngua. Portanto, se alguém tem que ser aplaudido aqui, são os leitores. Muito, muito, mas muito obrigado mesmo!
PUBLICIDADE
De nossa parte prometemos mais empenho, mais qualidade, e mais atividade no campo que escolhemos e ao qual temos nos dedicado full time desde 2003, apesar de começarmos a militar no meio ambiental ainda durante o tempo da Eldorado.
Campanhas ambientais
Foi durante os anos 80 que nos aproximamos de ambientalistas e entramos de cabeça na campanha pela transformação de Alcatrazes, no litoral de São Paulo, em unidade de conservação.
Leia também
Câmara de Vereadores de Ilha Comprida cassa mandato do prefeitoQuerida Luana Piovani, o litoral agradece a polêmica com NeymarMais de 3 mil crianças de Fortaleza terão educação ambientalDeu trabalho, demorou à beça, mas conseguimos. Em 2016, por influência nossa, Michel Temer, o primeiro presidente a olhar para mar, transformou Alcatrazes em Unidade de Conservação federal do bioma marinho.
A imundície do Tietê e o Núcleo União Pró-Tietê
Foi ainda durante o tempo de Eldorado, final da década de 80, começo da de 90, que mobilizamos São Paulo em favor do rio Tietê que era um esgoto a céu aberto.
A catarse em prol do rio por parte de nossos ouvintes, nos obrigou a iniciar uma campanha junto com a ONG SOS Mata Atlântica. Fundamos o Núcleo União Pro-Tietê.
Mais de US$ 3,5 bilhões de dólares investidos no Tietê
De lá para cá, mais de US$ 3,5 bilhões de dólares foram investidos, na maior obra de saneamento já feita no país. A mancha de poluição recuou 160 Km.
Chegava em Barra Bonita, a 260 Km de São Paulo. Está em Salto, a 100 Km da capital. E a região metropolitana atingiu 90% de coleta de esgotos, melhorando a vida de 19 milhões de pessoas.
Ainda falta muito, mas a qualidade da água do rio, fora da região metropolitana de São Paulo, melhorou muito. E ainda pode melhorar mais se continuarmos a pressionar.
Campanhas pela preservação do mar territorial brasileiro
Saí da Eldorado em 2003. Em 2005 iniciei meu trabalho como documentarista da costa brasileira. Foram recolhidos neste site mais de 70 horas de documentários mostrando cada detalhe, dos melhores, aos piores.
E, em 2016, junto com um grupo de ambientalistas, conseguimos convencer Michel Temer a ir além. Depois de Alcatrazes, ele transformou nossas ilhas oceânicas, Trindade e Martim Vaz, e São Pedro e São Paulo, em novas UCs do bioma marinho.
O Brasil saltava de 1,5% de mar territorial protegido para cerca de 25%!
Em 2022 a terceira temporada da série Mar Sem Fim
Para coroar, atendendo aos pedidos de muitos espectadores, a partir de 2022 a TV Cultura vai exibir a terceira temporada da série de documentários Mar Sem Fim.
PUBLICIDADE
Serão produzidos mais 52 programas de 30 minutos. O foco é mostrar os serviços sistêmicos oferecidos pelos oceanos, os problemas provocados pelo aquecimento global, e a preparação das cidades costeiras para enfrentarem os desafios do aumento do nível do mar.
O oceano desempenha papel de extrema importância para o equilíbrio do planeta. É responsável pela estabilidade do clima, produção de alimentos e estocagem de carbono; e movimenta a economia, envolvendo setores como transporte, recursos minerais, energia, turismo e fármacos.
Riscos como a erosão costeira são a preocupação imediata quando levamos em conta que entre os 17 municípios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes, oito estão diretamente ligados ao oceano ou localizam-se no interior de baías.
Até breve na TV.