Maior iceberg do mundo se forma na Antártica
Se alguém ainda duvida do aquecimento global…é bom saber que o maior iceberg do mundo acaba de se formar na Antártica. A enorme placa de gelo de 4.320 quilômetros quadrados apelidada de A-76 quebrou da plataforma de Ronne e está flutuando no mar de Weddell. De acordo com a Agência Espacial Europeia é o maior iceberg do mundo.
Maior iceberg do mundo se forma na Antártica
O iceberg recém-parido, designado A-76 pelos cientistas, foi visto em imagens de satélite recentes capturadas pela missão Copernicus Sentinel-1, disse a agência espacial em um comunicado postado em seu site com uma foto da enorme placa de gelo oblonga.
O jornal The Guardian diz que o iceberg ‘é quase quatro vezes o tamanho da cidade de Nova York’. No Brasil o G1 o comparou com a cidade de São Paulo, e disse que ‘o gigantesco iceberg tem uma área três vezes maior que a cidade de São Paulo’.
The Guardian dá as dimensões completas: ‘Sua área de superfície se estende por 4.320 km2 e mede 175 km de comprimento por 25 km de largura’.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCarlos Nobre: alta de fundos do clima, ‘de US$ bilhões para trilhão’Diocese de Sobral envolvida na especulação no litoral oesteDepravação moral da Câmara de Vereadores de UbatubaA enormidade do A-76, que se separou da plataforma de gelo Ronne da Antártica, é a maior existente no planeta – ultrapassando o A-23A, que tem cerca de 3.380 km2 e também está flutuando no Mar de Weddell.
Este iceberg chegou e preocupar os cientistas porque estava no caminho da ilha Geórgia do Sul onde poderia encalhar e provocar severos danos à vida marinha. Felizmente, ele se partiu antes, evitando o acidente.
PUBLICIDADE
British Antarctic Survey e US National Ice Center confirmam
O A-76 foi detectado pela primeira vez pelo British Antarctic Survey e confirmado pelo US National Ice Center, baseado em Maryland, usando imagens do Copernicus Sentinel-1, consistindo de dois satélites em órbita polar.
A plataforma de gelo Ronne no flanco da península Antártica é uma das maiores de várias enormes camadas de gelo flutuantes que se conectam à massa de terra do continente e se estendem para os mares circundantes.
Leia também
Corpo do capitão da Expedição de Franklin é encontrado canibalizadoEmissões de metano têm aumento recordeAcidificação do oceano está à beira da transgressãoO parto periódico de grandes pedaços dessas prateleiras faz parte de um ciclo natural. Mas algumas plataformas de gelo ao longo da península Antártica sofreram rápida desintegração nos últimos anos, um fenômeno que os cientistas acreditam estar relacionado à mudança climática.
Imagem de abertura: Agencia Espacial Européia
Fontes: https://www.theguardian.com/world/2021/may/20/worlds-largest-iceberg-nearly-four-times-size-of-new-york-forms-in-antarctica; https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/20/iceberg-tres-vezes-maior-que-a-cidade-de-sao-paulo-se-separa-na-antartica-esta-a-deriva-e-se-torna-o-maior-do-mundo.ghtml?fbclid=IwAR0uIl_9Yb7qJueUKrg8ssO9PlZqy19WY69wHQR9HODE2i2JqDp51WpJaRs; https://www.esa.int/ESA_Multimedia/Images/2021/05/A-76_The_world_s_largest_iceberg#.YKZSqfD1MlV.link.