Limpeza subaquática, conheça como foi a maior do mundo
No dia 16 de junho, na praia de Deerfield, no sul da Flórida, um grupo de 663 mergulhadores entrou para o Guinness World Record como o maior número de pessoas a praticarem limpeza subaquática do mar em um só lugar, ao mesmo tempo. Este é o tipo de recorde que deveria ser quebrado o tempo todo. E a façanha também teve um efeito positivo para o ambiente: muito material retirado do fundo do mar. Foram coletados mais de nove mil resíduos, a maior parte de plástico, e itens de chumbo usados na pesca por mergulhadores participantes de várias partes do mundo. Sabe-se hoje que peixes, pássaros e mamíferos marinhos estão morrendo por ingestão de plástico. Países mundo a fora lutam para banir o plástico. E a África faz bonito enquanto o Brasil patina.
700 quilos de lixo retirado dos oceanos em duas horas
Foram recolhidos cerca de 700 quilos de lixo retirados dos oceanos, em duas horas de mergulho. A ação foi organizada pela loja de mergulho “Dixie Divers” e pela Deerfield Beach Women’s Club.
Esta foi a 15ª limpeza e a área que os mergulhadores limparam tem muita vida marinha, mas também é uma região bastante frequentada por pescadores. Esta é a razão por ter sido retirado tanto material de pesca, como linhas e principalmente iscas de chumbo. Todo o material será encaminhado para a reciclagem pela prefeitura da cidade. O recorde anterior de limpeza subaquática tinha sido alcançado em 2015 por 614 mergulhadores no Mar Vermelho, no Egito
Limpeza subaquática e as praias brasileiras
No Brasil ainda não temos estimativas gerais de limpeza subaquáticas. Mas temos uma média dos principais itens encontrados em limpeza de praias pelo país. A grande maioria do material coletado, claro, é plástico. O levantamento foi feito com base nos mutirões de limpeza da Semana Mares Limpos de 2017, movimento organizado pela ONU Meio Ambiente em parceria com o Instituto Ecosurf.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SPDá uma olhada na lista:
- FILTROS DE CIGARRO 49.994 unidades
- TAMPAS DE GARRAFA PET 9.938 un
- CANUDOS 9.938 un
- GARRAFA PLÁSTICA 7.041 un
- SACOLA PLÁSTICA 6.782 un
- EMBALAGENS PLÁSTICAS 5.590 un
- COPOS E PRATOS PLÁSTICOS 4.840 un
- GARRAFAS DE VIDRO 2.409 un
- PEDAÇOS DE ISOPOR 2.100 un
- TALHERES PLÁSTICOS 1.313 un
Fontes: https://exame.abril.com.br/mundo/mergulhadores-quebram-recorde-mundial-em-limpeza-subaquatica/; https://edition.cnn.com/2019/06/16/us/divers-largest-underwater-cleanup-record-trnd/index.html.
Imagem de abertura: Dixie Divers