Imagens do fundo do mar
imagens do fundo do mar: até o dia 10 de julho de 2016, a NOAA– National Oceanic and Atmospheric Administration, e seus parceiros realizaram a Expedição “Deepwater Exploration of Mariana”. Trata-se da exploração em águas profundas da Fossa das Marianas, localizada no oceano Pacífico, a leste das ilhas Marianas.
A expedição aconteceu a bordo do navio da NOAA
A expedição aconteceu a bordo do navio da NOAA, batizado de Okeanos Explorer. O objetivo era recolher informação através de fotos e vídeos de áreas desconhecidas em torno do Monumento Marinho Nacional das Fossas das Marianas, e da Comunidade das Ilhas Marianas do Norte.
A expedição com duração de 69 dias
A expedição com duração de 69 dias foi filmada e transmitida ao vivo via internet.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaConfira abaixo algumas fotos
Confira abaixo algumas fotos feitas das imagens dessas incríveis criaturas que foram encontradas. Confirma-se, mais uma vez, o pouco que a ciência sabe sobre os oceanos. Até muito pouco tempo atrás os cientistas achavam que não havia vida nas grandes profundezas. Hoje, sabe-se que cada palmo das maiores profundidades pode ter tanta vida como uma floresta tropical (a comparação foi feita por Sylvia Earle, em seu clássico livro A Terra é Azul – ed. SESI- SP).
Milhares de pequenas criaturas marinhas que fazem parte da cadeia alimentar
São milhares de bactérias, pequenas criaturas, muitas delas importantes para a formação da base da cadeia alimentar, além de outras espécies desconhecidas até agora. Outra expedição semelhante foi a Aquatilis que procurava zooplânctons gelatinosos. E animais marinhos urticantes como águas vivas e lesmas marinhas.
Liderados pelo biólogo, Alexander Semenov, os cientistas fizeram as pesquisas e a navegação a bordo de um veleiro de 21 metros que foi reformado exclusivamente para a expedição. A equipe foi formada por 12 jovens cientistas, a maioria russos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_das_Marianas;