Ilha Grande pretende cobrar visita: governo estuda cobrar entrada a partir de 2016
O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, afirmou que o governo pretende implementar uma taxa de visitação nos moldes do que ocorre no arquipélago de Fernando de Noronha. O objetivo é garantir um turismo sustentável e menos invasivo. Estudos apontam que praias como Araçatiba, Provetá e Japariz estão recebendo mais gente do que podem suportar. Ilha Grande pretende cobrar visita é o tema de hoje.
Ilha Grande tem 113 praias
O secretário declarou:
O poder público não tem braço para controlar a Ilha Grande. E temos problemas de superlotação em alguns locais. O modelo ainda está sendo estudado, mas a ideia é que no primeiro semestre do ano que vem esteja definido. Pode ser uma concessão plena ou patrocinada. A Ilha Grande vai ter muita atratividade
Ilha Grande- três unidades de conservação
A Ilha Grande abrange três unidades de conservação estaduais. Uma Área de Proteção Ambiental (APA) Tamoios. O Parque Estadual da Ilha Grande, e a Reserva Biológica da Praia do Sul. Além da taxa de controle ambiental, o projeto prevê a instalação de roletas nos pontos de embarque.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueIlha Grande recebeu 450 mil visitantes
Somente no ano passado, Ilha Grande recebeu 450 mil visitantes. A maior concentração populacional na Vila do Abraão chega a receber por feriado cerca de 5 mil visitantes, número maior que a população local de 4 mil moradores.
Fernando de Noronha
PUBLICIDADE
Uma taxa de visitação é cobrada de acordo com os dias de permanência na Ilha. No entanto, se, por acaso, você sair antes do período programado e já tenha pago, terá direito à restituição da diferença antes de embarcar para o continente.
Da mesma forma, se resolver prolongar a visita, o valor referente aos dias a mais será cobrado no dia do embarque. E o pagamento pode ser feito à vista, cheque, cartões de crédito, dólar etc.
Leia também
Especulação na praia dos Nativos, Trancoso, suspensa pela JustiçaVulcões submarinos podem ser a origem da lenda da AtlântidaPavimentação da Estrada de Castelhanos provoca tensão em Ilhabela
Além disso, é necessário levar o boleto e o comprovante de pagamento para Noronha. No aeroporto, haverá uma entrada exclusiva para quem pagou a TPA através da Internet.
Mar Sem Fim apoio cobrança
Não existe outra forma de manter nossas unidades de conservação, sejam elas municipais, estaduais, ou federais, que não seja cobrando. É preciso dar valor ao que temos de melhor: a biodiversiade e a linda paisagem. Assim é no mundo. Cobrando, abrindo concessões para a iniciativa privada, nossos parques podem gerar renda e emprego, além de se perenizarem. Enquanto dependermos do estado a coisa não vai, não anda.