Tsunami em Marte, saiba como foi
Recentemente um estudo realizado pela NASA informou que o planeta vermelho já teve um quinto de sua superfície coberta por um oceano. Agora uma nova pesquisa faz a revelação de que também houve um mega tsunami em Marte.
Meteoros que causaram ondas gigantes
Os cientistas já haviam descoberto linhas costeiras. Elas teriam sido criadas por um mar que cobriu o planeta bilhões de anos atrás. Agora novo estudo sugere que essas linhas costeiras foram marcadas por dois enormes impactos de meteoros. Eles causaram ondas gigantes em todo planeta.
Tsunamis teriam chegado a uma altura de 120 metros!
Os mega tsunamis teriam provocado ondas de 120 metros!
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPesca ilegal de atum ligada à corrupção, lavagem de dinheiro, e tráfico humanoZheng He: O Almirante Eunuco que Fez da China uma Potência Marítima no Século XVPraia do Buracão, BA, e a chaga do litoral: especulação imobiliáriaQuando os meteoros caíram no planeta, deixaram grandes rupturas na superfície de Marte. E alguns depósitos de sedimentos ao longo de suas planícies. Esses mesmos sedimentos podem ser usados para identificar as costas do grande oceano que cobriram o planeta.
Dr Alexis Rodriguez, do Instituto de Ciência Planetária, de Tucson, EUA, afirma:
PUBLICIDADE
“Depósitos de sedimentos após os tsunamis na superfície de Marte nos capacita a caracterizar as costas dos oceanos marcianos”.
Marte passou por um período de alterações climáticas
Entre os dois impactos, Marte passou por um período de alterações climáticas com a água mudando da forma líquida, para a sólida, ou gelo.
Leia também
Por que a Groenlândia e o Canal do Panamá interessam a Donald Trump?Chuva provoca caos em Balneário Camboriú, SCUma ‘nova era’ nas entrelinhas dos incêndios na CalifórniaCo-autor do estudo, Dr. Alberto Fairen, do Centro de Astrobiologia, Madrid, Espanha, declara:
“É difícil imaginar californianos nas praias da antiga Marte, mas tente imaginar o Great Lakes em um inverno particularmente frio e longo, o que poderia ser uma imagem mais precisa dos mares e oceanos no passado de Marte “.
Os sedimentos deixados pelos tsunamis nas costas da superfície marciana também são um local bastante propício para buscar vestígios de vida microbiana.
A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports.