Esec de Guaraqueçaba, litoral do Paraná
“A ESEC de Guaraqueçaba é uma unidade de conservação de proteção integral, de domínio público, sendo formada por manguezais, restingas e ilhas litorâneas. Tem como objetivos a preservação da natureza, a realização de pesquisas científicas e trabalhos de educação ambiental. Possui uma área total de 5.928 hectares e está totalmente inserida na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba.
Assista ao documentário
Bioma: Marinho Costeiro
Município: Guaraqueçaba
DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec nº 87.222 de 31 de maio de 1982/Dec nº 93.053 de 31 de julho de 1986
Lista de Espécies ameaçadas protegidas nesta UC: Papagaio-de-cara-roxa
Objetivos da UC: Preservação da natureza e realizações de pesquisas científica.
A Unidade ainda não conta com Plano de Gestão.
Estação Ecológica de Guaraqueçaba: características da Unidade de Conservação
Área que tem como objetivos a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Só é permitido o uso indireto dos recursos naturais, ou seja, apenas a utilização que não envolva consumo, coleta, dano ou destruição destes recursos.
É proibida a visitação pública, exceto se com objetivo educacional, conforme definir o Plano de Manejo ou regulamento específico desta categoria de Unidade de Conservação.
A pesquisa depende de autorização prévia do Instituto Chico Mendes e está sujeita às condições e restrições por ele estabelecidas.
A alteração desses ecossistemas só é permitida nos casos de medidas que visem restaurar os ecossistemas por ventura modificados; o manejo de espécies com a finalidade de preservação da biodiversidade biológica; a coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas e a realização de pesquisas científicas.
Caiçaras e as proibições
Os moradores vivem da pesca, criação de ostras, usam gaiolas para retirarem siris do mar, e uma espécie de rede, conhecida com gerival, para pescar camarões. E isto é tudo que podem fazer.