Coca-cola, Pepsi, Nestlé, maiores poluidoras dos oceanos segundo o Greenpeace
Mais uma boa contribuição da excelente Deutsche Welles para a causa dos oceanos. Segundo a DW “relatório do Greenpeace afirma que grande parte de embalagens recolhidas nos litorais de 42 países são de produtos da Coca-cola, Pepsi, Nestlé, maiores poluidoras dos oceanos. Pior, a maioria desse lixo é plástico de difícil reciclagem.”

Limpeza de praias em 42 países acusa Coca-cola, Pepsi, Nestlé
As multinacionais Coca-Cola, Pepsi e Nestlé são as empresas que mais contribuem para a poluição dos oceanos com lixo plástico, segundo relatório do Greenpeace e da iniciativa Break Free from Plastic divulgado em 09/10/18. Junto com a iniciativa, o Greenpeace organizou 239 limpezas de praias, em setembro, na costa de 42 países, entre eles Filipinas, Tailândia, Austrália, Chile, Equador, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá e Espanha. A ação contou com 10 mil voluntários. Von Hernández o coordenador global do movimento Break Free from Plastic, disse no lançamento do estudo em Manila:
O relatório demonstra de forma irrefutável o papel das grandes corporações em perpetuar a poluição mundial de plástico
Não podia ser diferente, quando se sabe que a Coca cola produz 3.400 garrafas por segundo.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperança187 mil peças de plástico, 65% correspondiam a embalagens de produtos de grandes corporações mundiais
Foram recolhidas 187 mil peças de plástico, 65% correspondiam a embalagens de produtos de grandes corporações, como Coca-Cola, Pepsi e Nestlé à frente. Garrafas da marca Coca-cola foram encontradas em 40 países. Essas multinacionais são seguidas no ranking por Danone, Mondelez, Procter & Gamble, Unilever, Perfetti Van Melle, Mars Incorporated e Colgate-Palmolive, todas ligadas a alimentação, higiene e produtos de limpeza doméstica.
Cerca de 100 mil peças ou porções de plástico recolhidos eram de materiais que são impossíveis ou muito difíceis de reciclar, como o poliestireno, o PVC (policloreto de polivinila), PET (tereftalato de polietileno), usados sobretudo em garrafas e recipientes.
PUBLICIDADE
Coca-cola, Pepsi, Nestlé, têm que fazer uma escolha
“Essas companhias têm que escolher. Podem ser parte do problema ou da solução. Se continuarem a utilizar em seus produtos revestimentos desnecessários de plástico, continuarão encorajando sua fabricação e, portanto, a poluição”, destacou Hernández.”
320 milhões de toneladas métricas por ano
Atualmente, a produção de plástico alcançou as 320 milhões de toneladas métricas por ano e, na próxima década, está previsto que cresça 40%, o que aumentará exponencialmente a liberação de gases do efeito estufa, já que 90% dos plásticos são produzidos a partir de fontes fósseis. A situação é tão grave que Organização das Nações Unidas promete a maior campanha mundial a respeito.
Leia também
Orla do Rio de Janeiro recebe menos esgoto in naturaEstuário de São Vicente contaminado por cocaína e outras drogasPlásticos: perigo grave, crescente, para a saúdeAssumir sua responsabilidade
O relatório enfatiza que as grandes corporações devem assumir sua responsabilidade na poluição do meio ambiente em vários níveis, já que a produção deste tipo de embalagem expõe as comunidades que vivem perto das fábricas a substâncias nocivas. Além da contaminação causada em alimentos e produtos que foram embalados com plástico.
80% do plastico já produzido está em aterros (e nos oceanos…)
Além disso, 80% das 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico produzidas desde 1950 ainda permanecem no meio ambiente. Principalmente nos oceanos. Desde então, apenas 9% dessa quantidade de plástico foram reciclados adequadamente e 12%, incinerados.
Empresas prometem reduzir embalagens
A Coca-Cola, Pepsi e Nestlé se comprometeram a reduzir as embalagens para 2025. A Coca disse que todas as suas embalagens serão recicladas. A Nestlé também pretende investir na reciclagem e reuso. E a Pepsi quer utilizar material biodegradável na produção.
Fonte: https://www.dw.com/pt-br/coca-cola-pepsi-e-nestl%C3%A9-s%C3%A3o-as-maiores-poluidoras-dos-oceanos/a-45819767.
Imagem de abertura: DutchScenery/Shutterstock.