Navio que transporta navios, conheça o Blue Marlin
Um colosso dos mares. Assim é Blue Marlin, um navio que transporta navios e plataformas até 75 mil toneladas.
Navio tem 17 mil cavalos de potência
Você já imaginou um navio que transporta navios? Transporta outras embarcações! Várias! Com 17 mil cavalos de potência, o colosso dos mares é capaz de transportar até 75 mil toneladas.
Um grande feito da engenharia moderna. Ele pode transportar várias outras enormes embarcações ao mesmo tempo, atravessando oceanos.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroBlue Marlin, o navio que transporta navios é submersível
Batizado de Blue Marlin, o super navio também chega a transportar plataformas petrolíferas e fundações, e o mais incrível: o Blue Marlin é submersível, podendo afundar o deck até 13 metros de profundidade para facilitar a acoplagem de outras embarcações ao gigante das águas.
PUBLICIDADE
O navio que transporta navios tem 224 metros de comprimento e 63 metros de largura, 38 cabines capazes de acomodar uma tripulação de 60 pessoas.
24 motores a diesel o movimentam a uma velocidade de 13 nós
Para mover-se pelas águas, o Blue Marlin tem 24 motores a diesel que o movimentam a uma velocidade de 13 nós, ou 25 km/h. Uma das cargas mais delicadas já transportadas pelo Blue Marlin foi um conjunto de 22 barcaças com 3 mil toneladas cada uma.
Leia também
Conheça o novo navio de carga híbridoConheça o navio de guerra mais antigo do mundo ainda em serviçoMarinha do Brasil quer porta-aviões nuclear até 2040Transportando uma plataforma petrolífera da Coreia do Sul até os EUA
Um recorde batido por esse super colosso aconteceu em 2004, quando transportou uma plataforma petrolífera, cruzando oceanos, da Coreia do Sul até os EUA. Essa foi a carga mais pesada do mundo já transportada por mar. A plataforma BP ThunherHorse viajou mais de 25 mil quilômetros até o Golfo Do México.
E os feitos do grande Blue Marlin não param por aí. Outra estação destinada à exploração de terras subaquáticas foi transportada pelo super navio. Desta vez, uma plataforma destinada à perfuração pegou carona nas costas da embarcação. O equipamento foi levado de Cingapura aos EUA.