Ilha de Trindade e o Projeto Tamar
A ilha de Trindade é a mais bonita que conheci. Selvagem, agreste, de uma beleza dramática. Picos altíssimos explodem para fora no meio do Atlântico. Trindade fica a 600 milhas (cerca de 1.200 Km) da costa do Espírito Santo. E é esta a sua salvação: ela está longe de tudo, especialmente de nós, seres humanos… Atualmente só uma pequena guarnição da Marinha do Brasil, trocada regularmente, fica estabelecida em Trindade onde há um posto Oceanográfico. Nosso tema hoje é Ilha de Trindade e o Projeto Tamar.
Pequeno arquipélago com cerca de 9 Km²
A ilha, junto com Martim Vaz, forma um pequeno arquipélago com cerca de 10,4 km2 e faz parte do município de Vitória. Olhando um mapa mundi, é fácil ver que Trindade fica mais ou menos a um terço do caminho entre Brasil e África.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueO Tamar em Trindade
O Projeto Tamar, um dos melhores exemplos de trabalhos ao longo da costa brasileira, também tem uma base em Trindade, onde realizam coleta de dados que apontam a ilha como o maior sítio reprodutivo brasileiro da tartaruga verde, e área de alimentação da tartaruga de pente. Duas, das cinco espécies que desovam no Brasil. Na Ilha, a equipe do Projeto Tamar faz marcação e biometria das fêmeas e monitoramento dos ninhos nas praias de desova.
A marcação das tartarugas-marinhas ajuda a descobrir suas rotas e ciclo de vida
O pessoal do Tamar faz mergulhos para observação, captura e marcação de juvenis da tartaruga de pente. Com isso descobriram alguns animais marcados em Trindade que foram recapturados no Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e no Senegal, na África.
PUBLICIDADE
A biodiversidade marinha é extraordinária em Trindade. Assista ao vídeo que mostra os predadores dos filhotes de tartaruga; a desova, e aspectos da ilha de Trindade.