Baleias e funções no ecossistema marinho, são muitas, venha conhecê-las
Em recentes artigos e estudos acadêmicos elas estão sendo chamadas de ‘engenheiras do ecossistema‘, tal a importância das baleias para o ecossistema marinho. O pesquisador Joe Roman, da Universidade de Vermont, disse que “durante muito tempo, as baleias foram consideradas muito raras para fazer uma grande diferença nos oceanos. Isso foi um erro.” Nesta matéria você vai conhecer o outro lado dos cetáceos, os maiores animais da Terra. Vamos mostrar as baleias e funções no ecossistema marinho.
Baleias e funções no ecossistema marinho
Em novo artigo, Roman e uma equipe de biólogos registraram várias décadas de pesquisas sobre baleias. Isso mostra que elas fazem uma grande diferença. Baleias têm uma influência poderosa e positiva no armazenamento global de carbono, e na saúde da pesca comercial. De fato, recente estudo do FMI quantifica a retirada de CO2 por cada baleia.
Armazenamento global de carbono
Quando elas morrem, seus enormes corpos vão para o fundo. Suas carcaças armazenam uma quantidade notável de carbono no mar profundo,além de fornecerem habitat e alimento para uma incrível variedade de criaturas que vivem apenas nessas carcaças. “Dezenas, possivelmente centenas, de espécies dependem de suas mortes”, observa Roman.
Assista ao vídeo que mostra o habitat formado pela morte de uma baleia:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroBaleias e funções no ecossistema marinho: proteção
A recuperação contínua das grandes baleias pode ajudar a proteger os ecossistemas marinhos de tensões desestabilizadoras”, escrevem os cientistas. Este papel pode ser especialmente importante porque as alterações climáticas ameaçam os ecossistemas oceânicos com o aumento das temperaturas e a acidificação. “Como espécies de vida longa, as baleias aumentam a previsibilidade e estabilidade dos ecossistemas marinhos (Conheça a descoberta de uma nova espécie de baleia).”
Baleias ajudam as algas do fitoplâncton, o primeiro elo da cadeia de vida marinha
Alguns tipos de algas, base da cadeia alimentar, usam uma espécie de proteção, um tipo de ‘casca’, feita de cálcio. Mas o aumento da acidificação dissolve, ou dificulta a criação desta casca protetora. Estudos demonstram que as algas do fitoplâncton estão em franca diminuição. Saiba que o cocô das baleias ajuda muito a proliferação do fitoplâncton. Como? O Biólogo Joe Roman explica:
PUBLICIDADE
“Entre seus muitos papéis ecológicos, as baleias reciclam nutrientes e aumentam a produtividade primária em áreas onde se alimentam.” Eles fazem isso alimentando-se em profundidade e liberando plumas fecais perto da superfície – o que suporta o crescimento de plâncton – um processo notável.
Essas nuvens maciças de cocô fornecem um grande impulso de ferro e nitrogênio ao ecossistema, e como o excremento de baleia é principalmente líquido, esses nutrientes são mais propensos a permanecer em suspensão do que afundar. Recente estudo demonstra claramente a importância das baleias para mitigar o aquecimento global.
Leia também
Navio de cruzeiro aporta em NY arrastando baleia na proaBaleia cinzenta, tida como extinta, foi vista no AtlânticoSexo entre jubartes é fotografado, as baleias eram do sexo masculinoAjuda na pesca comercial, transportando nutrientes
Às vezes, pescadores comerciais veem as baleias como concorrentes. Mas este novo artigo resume forte conjunto de evidências que indicam que o oposto pode ser verdade: a recuperação das baleias “poderia levar a taxas mais altas de produtividade em locais onde elas se agregam para alimentar e dar à luz”, apoiando pescarias mais robustas.
Baleias comem muitos peixes e invertebrados, são vítimas de outros predadores como orcas, e distribuem nutrientes pela água. Durante seu ciclo de vida, as baleias se alimentam no polo sul (verão) cujas águas frias são ricas em nutrientes. No inverno, sobem para latitudes mais baixas, se aproximando dos trópicos, locais de águas quentes, pobres em nutrientes. Durante estas migrações as baleias também movimentam nutrientes a milhares de quilômetros de áreas de alimentação produtivas em altas latitudes, para áreas de parto em latitudes mais baixas.
Baleias e funções no ecossistema marinho: entendendo o ecossistema
Entendendo como funcionam os ecossistemas você pode ajudar. A maioria das pessoas faz coisas erradas por ignorância, não ma-fé. Neste sentido, é importante saber que todos os organismos vivos desempenham papel fundamental, independente de tamanho, ou quantidade. Tudo está interligado. A falta de qualquer um dos elos desta imensa e ainda pouco conhecida cadeia de vida marinha, pode ser extremamente prejudicial. Antes de assistir ao vídeo, saiba que o litoral de São Paulo emergiu como novo local de visitação de baleias jubartes.
Assista ao vídeo que resume baleias e funções no ecossistema marinho:
Fontes: https://www.sciencedaily.com/releases/2014/07/140703102957.htm; https://www.uvm.edu/uvmnews/news/whales-ecosystem-engineers.